Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
27º
UEMS - Pantanal
Dia-a-Dia

Governo anuncia nova titular da Delegacia da Mulher e plantão 24h

01 Mar 2016 - 06h00
Deputado Geraldo Resende esteve com o Governador Reinaldo Azambuja na tarde de ontem. - Crédito: Foto: DivulgaçãoDeputado Geraldo Resende esteve com o Governador Reinaldo Azambuja na tarde de ontem. - Crédito: Foto: Divulgação
O Governo do Estado vai nomear uma nova titular da Delegacia da Mulher em no máximo 7 dias. O anúncio foi feito pelo Governador Reinaldo Azambuja em audiência com o deputado federal Geraldo Resende. O parlamentar disse que a decisão de Azambuja foi tomada levando em consideração toda a mobilização da classe política de Dourados, que estava preocupada com a falta de uma titular na delegacia há mais de 45 dias.


Além de garantir a nomeação, o governador garantiu a Geraldo o plantão 24h na Delegacia da Mulher. Para isto, o Estado já está programado a contratação de pessoal, via concurso público, assim que as obras forem concluídas. “Trata-se de um marco histórico na segurança pública, fruto da grande mobilização da nossa Câmara Municipal, via nossos 19 vereadores, dos deputados estaduais como o Barbosinha, o João Grandão, o Renato Câmara, Zé Teixeira e George Takimotto. além do prefeito Murilo e demais lideranças de nossa cidade”, conta.


Em relação a paralisação das obras, também denunciada pelo parlamentar, o Estado anunciou que as obras estão passando por uma reprogramação em função de uma alteração no projeto. Como trata-se de obra originada de recursos federais, via emenda do deputado Geraldo Resende (R$800 mil)com contrapartida do Governo do Estado, há necessidade de aprovação pela Caixa Econômica Federal e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), segundo alegou o Estado.


Em relação as decisões do governo do Estado, o deputado Geraldo Resende comemorou. “O governador Reinaldo demonstra grande sensibilidade com as questões que envolvem a segurança e a saúde da mulher e por isso, atendeu aos apelos da sociedade douradense”, avalia Geraldo Resende, observando que depois de pronta a estrutura terá 450 metros quadrados e está sendo construída numa área 2.5 mil m², ao lado do Parque Rego D’Água.

Delegacia 24h


Autor dos recursos federais que custeiam as obras de construção da primeira sede da Delegacia da Mulher de Dourados, o deputado Geraldo Resende que o serviço de proteção as mulheres seja ininterrupto. “A violência não tem horário para acontecer e a mulher pode ser agredida de noite, no feriado, na hora do almoço e justamente nestes períodos, hoje a Delegacia da Mulher está fechada”, destaca, observando que atualmente a Unidade funciona somente em horário comercial, das 8h às 12h e das 14h às 18h.


De acordo com o deputado, por causa da falta do plantão 24h na Delegacia Especializada de Dourados, as mulheres que são vítimas de violência precisam se deslocar aos plantões de atendimento geral, o que além de constrangimentos fere princípios contidos nas Normas Técnicas das Delegacias da Mulher, que entre outros pontos, prevê que quando houver apenas uma Delegacia da Mulher no município, ela precisa funcionar 24 horas. A mesma norma aponta Dourados com déficit de atendimento especializado.

Deixe seu Comentário