Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
22º
Renove sua CNH
Premiação

Fotógrafo do O Progresso é grande vencedor do Prêmio Jaguaribe

25 Mai 2016 - 06h00
Marcos Ribeiro - Crédito: Foto: Thiago MoraisMarcos Ribeiro - Crédito: Foto: Thiago Morais
A Câmara de Dourados premiou os vencedores do 1º Prêmio Jaguaribe de Fotografia, em solenidade na noite de segunda-feira. Profissionais, familiares e pessoas da comunidade prestigiaram a cerimônia, realizada no Plenário Weimar Gonçalves Torres.


Vinte e cinco trabalhos concorreram a uma premiação total de R$ 12.250,00 em dinheiro. Foram 11 inscritos na categoria profissional, totalizando 24 fotografias, e 14 na categoria amadores com 45 fotos.


Na categoria profissional, o grande vencedor foi o fotógrafo Marcos Martins Ribeiro. Com a produção de "Trabalho, direito, inclusão e dignidade" e "Entardecer no Lago", ele ficou como primeiro e o segundo lugares.
A terceira e quarta colocações ficaram com o fotógrafo Aparecido Frota, com os trabalhos "Travessia" e "Distrito de Itahum – Estação Dutra", respectivamente. Frota também iniciu carreira, na fotografia, em O PROGRESSO.
A quinta colocação ficou com o fotógrafo Ademir Almeida da Silva. Na categoria amador a fotografia vencedora foi "Sol e Céu", produzida por Guilherme Berno Pavim, que também ficou com a quarta colocação, com o trabalho "A Igreja na vitrine".


O segundo colocado foi Wilmar Carrilho da Silva, com "A Igreja e o Lago da praça". O terceiro lugar foi de Higor Lobo Vieira, com "O reflexo da natureza". Já a quinta colocação ficou com Paulo Takarada, com o trabalho "Catedral de Dourados após a chuva".


Além da premiação em dinheiro, os vencedores receberam Moção Legislativa.


Falando em nome dos ganhadores, Guilherme Pavin (amador) e Marcos Ribeiro (profissional) elogiaram a iniciativa da Câmara e consideraram que o Prêmio é um incentivo aos profissionais da área e que deve continuar, para que mais fotógrafos se interessem em mostrar seu trabalho à sociedade.


Autor do projeto de lei que criou o concurso, o vereador Dirceu Longhi (PT) disse que a primeira edição foi coroada com êxito, pois conseguiu reunir expressivos trabalhos e mostrar o talento dos profissionais da arte de fotografar. "A fotografia é vista como forma de expressão e arte", disse, salientando que se derem cem câmeras iguais a cem fotógrafos e um mesmo motivo, serão produzidas cem imagens diferentes, "pois arte de fotografar é a visão de cada um, um olhar particular".


Dirceu ainda disse que o Prêmio Jaguaribe valoriza os profissionais da arte e por isso deverá ser melhorado e ampliado. Ele defende, inclusive, a criação de prêmio para a categoria infantil, destinado às escolas da rede pública, "como forma de despertar nas crianças o interesse pela arte de fotografar".


O presidente Idenor Machado expõs a "alegria deste prêmio ter acontecido nesta legislatura", elogiou os trabalhos inscritos e disse que "todos demonstram a sensibilidade dos fotógrafos, que tiveram a oportunidade histórica de registrar momentos e locais que poderão ser lembrados por décadas". Também lembrou que as fotos vencedoras farão parte do acervo da Câmara e ficarão expostas nas galerias da Casa.

Deixe seu Comentário