Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
28º
Renove sua CNH
Dia-a-Dia

Força-tarefa elimina Aedes em 1,7% de 3,5 mil imóveis em Dourados

22 Jan 2016 - 07h00
Agente detecta focos do mosquito na região do Jardim Piratininga. - Crédito: Foto: AssecomAgente detecta focos do mosquito na região do Jardim Piratininga. - Crédito: Foto: Assecom
A primeira grande força-tarefa que faz parte do Plano de Contingência, realizada pela prefeitura de Dourados no combate ao mosquito Aedes aegypti, inspecionou quarta-feira a região do Jardim Santa Brígida e Piratininga. São 3.585 imóveis, onde foram encontrados e eliminados 62 focos do mosquito, ou seja, 1,74% dos locais fiscalizados.


Pela Lei da Dengue e Febre Amarela, de 10 de abril de 2006, os responsáveis pelos imóveis onde foram localizados os focos podem ser multados. Atualmente os valores variam entre R$ 500,00 a R$ 800,00 que dobra em caso de reincidência.


Dos 3.585 imóveis, 699 estavam fechados e os agentes de saúde tiveram que entrar para fazer a inspeção por força judicial. No total também foram expedidas pelo menos 23 notificações de imóveis que estavam em situação inadequada. Também foram vistoriados 55 terrenos baldios e feita roçada nas escolas municipais Armando Campos Belo e Frei Eucário, onde não foram localizados nenhum foco do Aedes aegypti. Em toda região também foi feito bloqueio químico “fumacê”.


Para a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Rosana Alexandre da Silva o resultado foi bastante positivo pois mostra que pela quantidade de imóveis inspecionados, foram poucos os focos encontrados, mas ao mesmo tempo, é uma situação que ainda preocupa pois desse pequeno grupo de larvas encontradas, pode surgir um surto de dengue na localidade, por isso a importância da força-tarefa para combatê-los.


“Pelo resultado que obtivemos mostra que a população está bastante consciente, mas por outro lado ainda é preocupante porque alguns grupos ainda não se adequaram e a maioria não pode pagar por uma minoria”, avaliou Rosana.


O mutirão na região do Jardim Santa Brígida começou às 7h de quarta-feira e encerrou por volta das 17h. Fizeram parte da força-tarefa, 100 agentes de endemias, 37 soldados do Exército, 25 agentes de serviços gerais da Secretaria de Serviços Urbanos, cinco integrantes de Ong, servidores de várias secretárias, entre outros voluntários. No total ,trabalharam no mutirão quase 200 pessoas.


Também foram disponibilizados quatro caminhões caçambas, sendo três da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) um do Exército; quatro tratores com roçadeiras, cerca de dez caçambas distribuídas em locais estratégicos para recolher entulhos, galhos de árvores e lixo reciclável, seis roçadeiras e uma pá carregadeira.
O Plano de Contingência contra Dengue, Chikungunya e Zika realizados através de força-tarefa continuou.

ontem, no Parque das Nações II, onde há uma grande concentração de pessoas e de veículos em atuação.
Hoje, o trabalho será realizado na região do Izidro Pedroso, abrangendo Parque Nova Dourados, Terra Roxa e Canaã III. Uma estrutura para orientações será montada na Praça do Izidro Pedroso.


Amanhã será realizada uma ação menor, que começa às 7h e segue até às 13h, que vai atingir o Grande Itália, entre os bairros, Vila Hilda, Jardim Independência, Jardim Londrina, entre outros.


A determinação do prefeito Murilo é para que todos os pontos da cidade sejam inspecionados, principalmente locais onde há concentração de veículos parados, como nos estabelecimentos de compra e venda de carros e, principalmente em automóveis que são deixados na rua, em frente a oficinas.


Neste ultimo caso a responsabilidade do proprietário do estabelecimento é ainda maior.

Deixe seu Comentário