Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
26º
Dia-a-Dia

Força-tarefa contra o Aedes vai para as aldeias de Dourados

15 Fev 2016 - 09h27
Agentes fazem monitorias para reduzir os focos do mosquito. - Crédito: Foto: Hedio FazanAgentes fazem monitorias para reduzir os focos do mosquito. - Crédito: Foto: Hedio Fazan
A força-tarefa contra o Aedes aegypti, que faz parte do Plano de Contingência criado pelo prefeito Murilo Zauith vai continuar nesta segunda, 15, e terça-feira, 16, nas aldeias Jaguapiru e Bororó.


O trabalho será realizado durante todo o dia com a participação dos agentes de endemias, agentes comunitários, servidores da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) e parceiros. O ponto de encontro é na rotatória rodovia Dourados/Itaporã.


Conforme o cronograma do CCZ, na quarta, 17 e quinta-feira, 18, serão realizados durante todo o dia, trabalhos de rotina nos imóveis mediante notificações para dengue.


Na sexta-feira, 19, será realizado um mutirão no BNH 3º Plano, Portal de Dourados, Altos das Paineiras, Jardim Monte Alegre e imediações.


O ponto de encontro é na Igreja Católica São Carlos, no Ceper do BNH 3º Plano. O trabalho será realizado das 7hà 11h e das 13h às 17h.


No sábado, 20, será realizado mutirão no Jardim Santo André. O ponto de encontro é na unidade de saúde do Jardim Santo André, das 7h às 12h.


A coordenadora do CCZ, a bióloga Rosana Alexandre da Silva, lembra que o objetivo dos mutirões é sensibilizar e conscientizar a população da importância do comprometimento de cada um ao manter limpos seus imóveis para que não haja depósitos propícios para proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmitem a dengue, leishmaniose, febre chikungunya e zika vírus.


Nas visitas domiciliares são realizadas inspeção do imóvel, orientação aos moradores, eliminação e tratamento (com larvicida) dos focos e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.


O imóvel em situação crítica, não atendendo as solicitações previstas na Lei Municipal nº 2850 de 2006, será notificado e estará sujeitos a multa.


Haverá borrifação de inseticida, com o carro fumacê/leco, com o objetivo de eliminar a população adulta do vetor, Aedes aegypti, da região onde foi realizado o mutirão.


A Semsur, com agentes de serviços gerais, caminhões, trator, caçamba e pá carregadeira, fazem a limpeza de alguns imóveis em situações críticas.

Deixe seu Comentário