Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
22º
AULA

Fisioterapeuta no SUS é tema de Aula na Unigran

01 Abr 2016 - 09h56
Fernando Pieretti Ferrari ministrou aula magna na Unigran. - Fernando Pieretti Ferrari ministrou aula magna na Unigran. -
As "Novas Perspectivas da Atuação do Fisioterapeuta no SUS" foi tema da Aula Magna do curso de Fisioterapia na Unigran. Fernando Pieretti Ferrari, diretor-secretário do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional MS (Crefito 13) ministrou a palestra. Segundo a coordenadora do curso, Simone de Sousa Elias Nihues, é o momento em que o fisioterapeuta está conquistando o espaço no SUS. "Escolhemos trabalhar esse tema na recepção dos acadêmicos para fazer uma abordagem de maneira envolvente, mostrando que o fisioterapeuta pode se inserir na rede pública trabalhando com atenção primária, secundária e terciária. Queremos motivar os acadêmicos a buscarem mais conhecimento".


O palestrante, Fernando Ferrari, destacou a mudança do paradigma da reabilitação para o paradigma da produção de saúde. "A atuação do fisioterapeuta está além do tratamento de doença, mas sim, a promoção de saúde, prevenção, trabalhos em grupos terapêuticos, possibilidade de atuar na gestão e em outros espaços que não exclusivamente o espaço da reabilitação", afirma.


Ferrari diz que há grande expectativa de abertura desse espaço nos cuidados primário. Além de destacar que a transição do perfil epidemiológico de doenças infectocontagiosas para doenças crônicas, coloca o profissional fisioterapeuta como protagonista neste cuidado. "É o profissional que cuida da cronicidade, da perda do movimento, da capacidade funcional do corpo humano. As doenças crônicas se caracterizam pela perda da funcionalidade e como somos habilitados para trabalhar com a capacitação da funcionalidade, aparecemos em destaque neste cenário. É um espaço de trabalho em expansão".

Deixe seu Comentário