Dourados – MS sábado, 20 de abril de 2024
16º
Especiais

Fio dental pode ajudar prevenir AVC

30 Mar 2011 - 11h24
Fio dental pode ajudar  prevenir  AVC -
DOURADOS – Pesquisa da Universidade de Hiroshima, no Japão, publicada no jornal britânico Daily Mail, mostra que o uso regular do fio dental pode ajudar a prevenir Acidente Vascular Cerebral (AVC). A pesquisa foi realizada junto a 358 pessoas entre 50 e 60 anos. Os pesquisadores notaram que aqueles com menos de 24 dentes originais têm 57% mais chances de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) do que os que possuem a dentição completa. E uma das maneiras mais simples e eficazes de conservar os dentes é pelo uso de fio dental.

Já que a boca é cheia de bactérias, a chance de desenvolver alguma doença peridontal aumenta gradativamente, caso a pessoa não use o fio dental. Os cientistas acreditam que tais bactérias possam ser responsáveis pelo afunilamento das paredes das artérias e para o acúmulo de gordura nelas, o que poderia resultar no AVC.

#####HIGIENE
Para os que usam próteses fixas (diversas coroas soldadas entre si), nem o fio dental ou o suporte para fio conseguem remover os restos de alimentos que vão parar embaixo destes dentes. A solução é usar as escovas interdentais, ou se elas não couberem, os passadores de fio dental, uma alça que passa o fio por dentro e entra por debaixo de onde ocorre o ponto de solda dos dentes. Esta comida acumulada é a grande causadora de cáries sob estas próteses fixas.

Mas, se o espaço entre os dentes ficar mais largo (por tratamento periodontal, ou pelo passar dos anos) o fio dental pode ser substituído pelas escovas interdentais, encontradas em farmácias, supermercados e drogarias. O cabo deve ser comprido e angulado, para facilitar o acesso nos dentes posteri-ores.


Não só os dentes guardam restos de comidas depois das refeições: também na língua (onde ficam as papilas gustativas) sobram muitos restos de alimentos, células mortas e bactérias, que formam a saburra, que aumentam o mau-hálito e dificultam o controle da diabete e da hipertensão.


As escovas de dente limpam só parte da língua, porém não chegam até o fundo onde devemos usar, uma vez por dia apenas, os limpadores de língua, geralmente plásticos e que já são encontrados nas farmácias e drogarias. (Com informações do site Terra e do Laboratório do Nicolau)

Deixe seu Comentário