Dourados – MS quinta, 18 de abril de 2024
20º
Dia-a-Dia

Fim de férias: Alunos da Reme voltam amanhã às aulas

03 Fev 2016 - 07h00
Uniforme e kit de material serão novamente distribuídos neste ano nas escolas da Rede Municipal. - Crédito: Foto: DivulgaçãoUniforme e kit de material serão novamente distribuídos neste ano nas escolas da Rede Municipal. - Crédito: Foto: Divulgação
O ano letivo para os 26 mil alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) e Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) da Prefeitura de Dourados voltam amanhã.


Este ano terá novamente a distribuição do kit de material escolar e uniforme, além de um trabalho importante de combate ao Aedes aegypti.


Segundo a secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi, já foi repassado às APMs (Associações de Pais e Mestres) a primeira parcela de recursos da merenda e para manutenção das instituições. Um ofício ainda foi enviado ainda em janeiro comunicando aos diretores sobre a volta às aulas e solicitando a limpeza adiantada dos prédios.


“Devido às chuvas acima da média que caíram no município no início deste ano, o mato ficou muito alto. Então encaminhamos os recursos e solicitamos que essa limpeza fosse feita com antecedência, bem antes do início das aulas”, explica a secretária.


Segundo ela, ainda foi alertado aos diretores sobre o decreto do prefeito Murilo, que responsabiliza o gestor de cada instituição pelo seu ambiente de trabalho, na mobilização em prol da eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti. “Foi feita essa conscientização com os diretores alertando que eles são os responsáveis pela escola nessa questão”, afirma Marinisa.


As escolas serão a partir do início das aulas, importantes instrumentos no combate ao mosquito, que transmite a Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.


Serão desenvolvidos projetos como mutirões e concurso de redação nas salas de aula. A intenção é formar cidadãos mais conscientes, além de fazê-los multiplicadores da informação sobre as formas de prevenção em casa, já que o papel de cada cidadão é importante na luta para eliminar o mosquito.

Kit escolar


Os estudantes da Reme ainda vão receber este ano o kit escolar com itens como lápis e caderno, por exemplo. Além do uniforme escolar que este ano vem com tênis que tem cadarços das cores das Olimpíadas 2016.
Dourados foi selecionada como “Cidade Celebração” para o Revezamento da Tocha Olímpica.


O prefeito Murilo afirma que a escolha de Dourados como cidade celebração se deve ao município ser um ponto estratégico. “Eles verificaram que a cidade tem uma ótima estrutura turística, com grande número de leitos de hotelaria e restaurantes.


O comitê gostou bastante da cidade, de sua estrutura econômica. Estamos muito felizes por ver que nosso trabalho de investimento em infraestrutura e apoio ao desenvolvimento está dando certo e os resultados estão acontecendo”, disse Murilo.


Rede estadual


Já as escolas da Rede Estadual retomam o ano letivo no próximo dia 29 de fevereiro para atender o pedido dos prefeitos que sofreram com a destruição causadas pelas chuvas. A mudança vai valer para os 79 municípios sul-mato-grossenses.


A data foi definida no dia 26 de janeiro após reunião entre representantes do governo e a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), na governadoria.


Os professores vão retornar às atividades uma semana antes dos alunos. Inicialmente, as aluas estavam previstas começar no dia 15. Segundo os prefeitos, as aulas poderiam ser prejudicadas em municípios onde foram decretadas situações de emergência, já que esses locais ainda sofrem com os estragos das chuvas que atingem o estado desde novembro de 2015.


O encerramento do ano letivo foi mantido para o dia 18 de dezembro de 2016. A Fetems que era contra a mudança concordou com a decisão pelo fato de não ter aulas aos sábados para reposição. Convocação
A secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola da Mota, e o secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, anunciaram que 500 novos professores concursados serão convocados para o trabalho entre na última semana de fevereiro.


Além disso, outros 300 novos profissionais da área administrativa também serão chamados para o trabalho nas escolas. As convocações devem ser realizadas entre 15 e 22 deste mês.

Deixe seu Comentário