Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
28º
Renove sua CNH
Culinária

Festival Gastronômico chama atenção de turistas

23 Mai 2016 - 06h00Por Do Progresso
Pratos do Festival Gastronômico chama a atenção de turistas. - Crédito: Foto: DivulgaçãoPratos do Festival Gastronômico chama a atenção de turistas. - Crédito: Foto: Divulgação
O Festival Gastronômico Sabores de Dourados, que chega este ano a sua 4ª edição, tem contribuído de forma significativa para a expansão do setor em Dourados. O evento criado pelo prefeito Murilo, movimenta bares, restaurantes e pizzarias, chamando a atenção dos consumidores douradenses e da região para os pratos oferecidos e a estrutura dos estabelecimentos do setor na cidade.


A secretária de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Elizabeth Salomão, destaca que os estabelecimentos do setor gastronômico tem apresentado expansão em Dourados. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram abertos mais de 14 restaurantes, bares e marmitarias na cidade.


"Num momento desses que o país atravessa e a gente sabe que não é fácil, Dourados está na contramão, porque muitas pessoas acreditam no nosso potencial e investem. O Festival Gastronômico vem justamente dar sua contribuição, fomentar o setor de alimentos, valorizar a gastronomia e o turismo na nossa cidade", afirmou Elizabeth.


Com a força que ganhou o Festival ao longo de suas edições, a adesão ao evento tem sido cada ano maior. Em 2013, a quantidade de estabelecimentos que participaram subiu 88% em relação ao ano anterior. "Os estabelecimentos entenderam a nossa proposta e puderam conhecer os resultados, por isso temos cada vez mais parceiros", pontua.


Ela ainda relata que em pesquisa realizada com consumidores, apontou que 15% das pessoas que consumiram pratos durante o Festival do ano passado era de turistas. Isso mostra que o evento não fomenta apenas o setor de alimentos, mas também hotéis e o comércio com a quantidade numerosa de pessoas que vem a Dourados.


A realização do Festival ainda teve papel importante na estruturação da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) no município. A associação têm seccionais nas 27 unidades federativas do país, e 17 regionais nos Estados, como a regional sul em Dourados. A unidade foi fundada no município em 2005, mas ficou inativa por um período.


Depois do início do Festival Gastronômico, em 2013 a regional sul da Abrasel em Dourados foi reativada com novos associados. O representante da entidade em Dourados, Aldo Cesar Makert, lembrou que este ano aqueles bares, restaurantes e pizzarias que ainda não são associados e tem interesse em fazer a adesão à Abrasel, terão desconto especial. "A associação visa valorizar a alimentação fora do lar e quem não é associado, fica o convite para participar conosco", afirmou.


O Festival vai acontecer entre os dias 21 de junho e 21 de agosto, coincidindo com a passagem da Tocha Olímpica. Dourados é considerada Cidade Celebração dos jogos olímpicos, sendo a única do interior de Mato Grosso do Sul nessa condição.


Os bares, restaurantes e pizzarias que desejam participar do Festival podem fazer adesão será até o dia 30 de maio. Uma novidade este ano é que a inscrição dos estabelecimentos pode ser feita online, entrando no portal da Prefeitura de Dourados (www.dourados.ms.gov.br), clicando no link "Turista" e depois "Cadastro Festival Gastronômico". Ainda é possível clicando diretamente neste link: http://www.dourados.ms.gov.br/index.php/cadastro-para-festival-gastronomico/. Mas, é preciso ficar atento para o preenchimento correto dos itens.

Deixe seu Comentário