Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
16º
Evento

Festival do Milho reúne culinária e atrações culturais

02 Mai 2016 - 06h00
Oficina de culinária foi uma das atrações do 1º Festival do Milho em Dourados. - Crédito: Foto: DivulgaçãoOficina de culinária foi uma das atrações do 1º Festival do Milho em Dourados. - Crédito: Foto: Divulgação
Depois do Festival da Cana, em novembro do ano passado, Dourados agora recebe o Festival do Milho. Em andamento, o evento está na etapa de realização de cursos e entre os dias 7 e 8 de maio terá o seu desfecho na praça Antônio João com a realização de concursos, artesanato, shows musicais e área de alimentação.


Realizado pela Associação para o Desenvolvimento do Turismo Receptivo de Dourados, com a participação de parceiros, o evento tem como proposta fomentar os principais produtos produzidos na região da grande
Dourados: cana-de-açúcar, milho e soja. "A ideia é valorizar e aproveitar ao máximo os potenciais da região", explica o professor Munir Abrão, organizador dos eventos. O Festival da Soja está previsto para o ano que vem.


O Festival do Milho teve início no dia 14 de abril com oficinas de culinária, seguido de oficina sobre os aspectos higiênico sanitário na manipulação do milho. No sábado foi realizado oficina de confecção de bonecas a partir da palha do milho. A proposta é tornar esses objetos conhecidos como "Bonecas de Dourados".


O evento ainda terá concursos culturais onde serão escolhidos a melhor gastronomia, o melhor artesanato, a melhor fotografia, a obra literária, a pintura, a música regional, todas eles voltadas ao milho. Entre os destaques está a olimpíada do milhão, que está sendo desenvolvida nas escolas municipais, pelo computador.


Nela os estudantes passam por um teste de perguntas e respostas e os três mais bem pontuados vão participar da final, no dia 8 de maio, na praça Antônio João. O estudante vencedor vai ganhar uma noite no hotel Ibis, uma pizza no Boa Brasa, cem reais em dinheiro, ingressos para o cinema e ainda terá direito ao serviço de chofer (motorista e carro), para transportá-lo aos locais onde ganhou os prêmios.

Programação


O evento ao público em geral será na praça Antônio João. No dia 7 de maio, sábado, a programação tem início pela manhã com mostra de nutrição e saúde feito por estudantes e professores da Unigran. A partir das 17h será aberta a praça de alimentação com "Delícias do milho", shows regionais com Vilella Show e a dupla Moysés & Julianno, de Nova Andradina. Ainda haverá o "Baile da pipoca", onde vai premiar com brindes aquele que melhor estiver fantasiado com aplicações de pipoca. É necessário se inscrever para concorrer a premiação: www.munierabrao.com.


No domingo, dia 8, a programação começa às 17h com concurso de pintura e eleição do nome do mascote do evento. Haverá também a olimpíada do milhão, final de concursos de culinária, do artesanato, deversos, além de culto ecumênico e shows de talentos. A praça de alimentação também estará aberta.

Deixe seu Comentário