Dourados – MS quarta, 05 de agosto de 2020
Dourados
31º max
15º min
Segurança e Saúde JBS
Dia-a-Dia

Festa da Padroeira terá abertura da Porta Santa

28 Nov 2015 - 07h00
Abertura da Porta Santa e despedida do bispo será no dia 12. - Crédito: Foto: Hedio FazanAbertura da Porta Santa e despedida do bispo será no dia 12. - Crédito: Foto: Hedio Fazan
A catedral Imaculada Conceição prepara uma festa especial para a vivência da misericórdia e a abertura da Porta Santa no dia 12 de dezembro, um convite aos fiéis para ajudar aos mais necessitados. Trata-se do início do Ano Santo Extraordinário do Jubileu da Misericórdia, anunciado pelo Papa Francisco em março deste ano. O acontecimento traz como marca um Jubileu que terá como seu centro a misericórdia de Deus.

Na tradição da Igreja Católica, a abertura da Porta Santa em basílicas, santuários e catedrais marca o início de um ano santo, convocado pelo papa normalmente em datas jubilares, como na virada do milênio (2000).

Em Dourados, o Ano Santo da Misericórdia será realizado juntamente com a tradicional Festa da Padroeira Imaculada Conceição, celebrado em 8 de dezembro.

Padre Crispim Guimarães, pároco da Catedral, diz que neste ano as comemorações são marcantes: pelo Ano da Misericórdia e pelos 80 anos da igreja Imaculada Conceição.

A programação neste domingo começa com almoço festivo no salão paroquial e a partir de segunda-feira, dia 30, até o dia 7 de dezembro, também na segunda, haverá missa todas as noites, às 19h na Catedral. Serão celebradas pelo bispo Dom Redovino Rizzardo com o apoio de diferentes paróquias.

Em 8 de dezembro, dia de Imaculada Conceição, a programação começa cedo, às 5h30, com alvorada em todas as igrejas e repique de sinos. Às 6h30 terá café comunitário compartilhado na praça Antônio João com todas as paróquias. Em seguida inicia a programação mariana, com orações, na Catedral, atividade que se estenderá até o final da tarde.

Já às 18h haverá missa solene seguida de procissão luminosa, que sairá pela Marcelino Pires rumo até a rua Camilo Ermelindo, retornando à igreja pela Joaquim Teixeira Alves. Logo depois será servido bolo de 80 quilos, em comemoração ao aniversário de Imaculada Conceição.

No dia 10, quinta-feira, haverá homenagem a Dom Redovino na Câmara dos Vereadores, às 18h, e, no dia 12, na Catedral, será a missa solene de despedida de Dom Redovino e a abertura da Porta Santa na Catedral.

Deixe seu Comentário