Dourados – MS quinta, 18 de abril de 2024
20º
Dia-a-Dia

Famílias se organizam e ganham apoio de empresas

07 Jun 2011 - 07h09
Binho da Erva Mate Caseira entrega cobertores para famílias acampadas - Crédito: Foto : Marcelo Humberto/PROGRESSOBinho da Erva Mate Caseira entrega cobertores para famílias acampadas - Crédito: Foto : Marcelo Humberto/PROGRESSO
DOURADOS – Desde o dia 13 de maio, cerca de 235 famílias estão acampadas em uma área da antiga cancha do Jóquei Clube. Aproximadamente 180 estão à espera de um lote de 12 x 20 naquela região. A organização das lideranças junto a essas famílias chamou a atenção de empresários de Dourados e profissionais liberais que prestam atendimento a elas.

No sábado a empresa Erva Mate Caseira doou 80 cobertores para as mais necessitadas. Uma rede de supermercados de Dourados e ainda uma fábrica de jeans, vinda do Paraná tem interesse na região.

“Estamos acompanhando todo o processo da ocupação. E percebemos que são famílias interessadas em fazer com que a região progrida de forma organizada. Tanto que mais de 50 profissionais liberais hoje prestam algum tipo de atendimento a essas famílias”, destacou o advogado Mauro César que com ajuda de outros colegas tem dado apoio jurídico aos acampados.
Todos que hoje ocupam essa área estão cadastrados na prefeitura de Dourados para obter moradias.

De acordo com as lideranças dos acampados, eles têm em mãos documentos que provam que a área é do município e que na gestão de Ari Artuzzi havia a promessa de construção de 200 casas populares, o que não aconteceu.
Passados mais de três anos sem qualquer solução e cansados de morarem ‘de favores’, essas famílias cadastradas no programa da prefeitura resolveram invadir o local onde estão hoje.

A nova comunidade quer mostrar á sociedade que num breve período, isso se o poder público se interessar, um novo bairro surgirá e que beneficiará mais de 36 mil moradores da região do Grande Parque das Nações.

Na semana da invasão, quatro mulheres grávidas estavam sem qualquer tipo de higiene e foram removidas por assistentes sociais para atendimento.

Hoje os acampados tem uma Rádio Comunitária que os auxiliam com informações sobre empregos, possuem uma equipe de segurança que se dividem em turnos para garantir ordem no local e a ainda diversos tipos de assistência médica. Os profissionais que acompanham esse processo encaminham as crianças para creches e escolas e quem está desemprego é auxiliado na busca por emprego.

“A Erva Mate Caseira está preocupada com a questão social de Dourados. Ao tomarmos conhecimento dessas famílias, a empresa optou num primeiro momento ajudar na necessidade emergencial que é o inverno. E esses cobertores ao menos aliviará o frio que está por vir. Mas ao sabermos de como estão organizados, a Erva Mate Caseira com certeza apoiará no necessário para contribuir na formação organizada de mais um bairro. Estamos pautados na organização e respeito ao limite de cada cidadão”, destacou Binho da Erva Mate Caseira.

Segundo informações, uma fábrica de jeans do Paraná deve, isso se o poder público contribuir, construir uma filial na região para gerar entre 15 a 20 empregos para moradroes do novo bairro.

A rede de Supermercados Super 10, também já sinalizou que assim que tudo for organizado, construirá um filial no local para beneficiar não somente o novo bairro, mas os vizinhos Canaã 3, São Braz e o próximo Jóquei Clube e ainda o Parque das Nações II.

Deixe seu Comentário