Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
20º
Entrevista

Facebook tem causado depressão em muitos jovens

29 Abr 2016 - 18h32
A psicóloga Leslye Barbosa Cesar que alerta sobre os problemas das redes sociais e os meios eletrônicos. - Crédito: Foto: César CordeiroA psicóloga Leslye Barbosa Cesar que alerta sobre os problemas das redes sociais e os meios eletrônicos. - Crédito: Foto: César Cordeiro
A psicóloga Leslye Barbosa Cesar informou que o facebook tem causado depressão em muitos jovens principalmente porque nesta fase a tendência é acreditar em uma felicidade geral de quem se apresenta nas redes sociais postando apenas os seus momentos de felicidade como se a vida delas fosse constituída somente destes momentos de alegria.


"O facebook é uma ótima ferramenta, é um ótimo recurso para que as pessoas possam estar interagindo nos meios sociais, mas o que tem acontecido hoje é um numero considerável de pessoas com inicio de de-pressão por conta do face-book", disse a psicóloga.


A psicóloga tem constatado isso através dos atendimentos que tem realizado em em consultório. Existe, segundo ela uma certa frequência destes relatos. "As pessoas chegam no consultório e começam a relatar, se lamentando porque todo mundo tem uma vida perfeita, todo mundo tem uma vida ótima e que as pessoas só postam felicidade no facebook. É impossível para uma pessoa ser feliz o tempo todo. Então isso tem causado uma síndrome de depressão porque as pessoas estão chegando com uma fantasia na cabeça, pensando que todo mundo é feliz, aí ela olha para a vida dela e vê que não á aquilo que está acontecendo. Então ela se depara com uma realidade que frustra porque todo mundo viaja, todo mundo foi para a praia. As pessoas tem que entender que todos temos momentos de altos e baixos na vida".


Indagada sobre como as pessoas devem fazer para fugir destas ilusões de que a vida é sempre um mar de rosas, a psicóloga responde: "Começar a prestar atenção, ficar atenta as informações, será que aquela pessoa que está postando ali que é feliz o tempo todo, será que ela é realmente feliz? Porque geralmente as pessoas não querem mostrar o lado negativo de sua vida. As pessoas tem que começar a questionar isso, será que é verdade que essa pessoa está feliz?. Isso deprime porque a pessoa começa a entrar em uma tristeza porque ela olha para a vida dela tem conflitos, muitas vezes não conseguiu um trabalho ou não conseguiu alcançar aquele auge, aí a pessoa começa a se deparar com uma falsa realidade".


Segundo ela a maior preocupação é com os jovens: "A maioria destas pessoas são jovens, porque os jovens estão naquela fase de desenvolvimento, então, eles estão se auto conhecendo, então, não sabem acham que todo mundo tem uma vida perfeita e a vida dele não é perfeita, então, ele se frustra e muita vezes deprime. E a depressão tem vários graus, começa com uma tristeza e depois a pessoa vai tendo outros sintomas, vai deprimindo até chegar a um ponto de paralisar sua vida por uma situação de depressão".


Síndrome de ansiedade


A psicóloga afirma também que as pessoas estão cada vez dialogando menos por causa dos meios eletrônicos o que tem provocado uma síndrome da ansiedade. "As pessoas estão interagindo nos meios sociais através dos meios eletrônicos e isso tem um prejuízo porque as pessoas estão vivendo uma síndrome da ansiedade muito constante e não sabem os motivos que estão muito relacionados aos meios eletrônicos".

Deixe seu Comentário