Dourados – MS quinta, 18 de abril de 2024
16º
Dia-a-Dia

Fábio Edir é o novo reitor da Uems

04 Jul 2011 - 02h46
Fábio  Edir é o novo reitor da Uems - Crédito: Foto: divulgação Crédito: Foto: divulgação
DOURADOS - O professor Fábio Edir dos Santos Costa, da Chapa 09, “Somos Uems, foi eleito reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) UEMS com mais de 73% dos votos de alunos, técnicos e professores. A vice dele é a também professora, Eleuza Ferreira Lima. Eles administrarão a UEMS pelos próximos quatro anos. Três palavras nortearão a administração dos professores: Compromisso, Respeito e Valorização.

Os dois assumem a universidade com o desafio de retomar projetos importantes, nas áreas de infra-estrutura, ensino e extensão, além da busca pelo restabelecimento do retorno do vínculo financeiro dos recursos para a universidade estabelecidos por lei específica.

Fábio é biólogo e Eleuza administradora. Eles agradeceram a expressiva votação e a confiança da comunidade acadêmica.

“Visitamos todas as unidades e ouvimos alunos, professores, técnicos. Tivemos a oportunidade de conhecer seus anseios, seus projetos, suas idéias. Montamos um plano estratégico que queremos colocar em prática assim que tomarmos posse e com ele, atender as reivindicações daqueles que compõem nossa universidade. Vencemos com a proposta de tornar a UEMS mais humana e mais democrática. Queremos manter esse princípio no cotidiano da instituição. Não tenho palavras para agradecer aqueles que confiam e confiaram em nós”, disse o professor.

“A comunidade acadêmica entendeu que nosso projeto é o mais confiável e mais viável para a Uems. Dessa maneira, fomos parceiros e continuaremos sendo para junto de professores, técnicos e alunos mudarmos a imagem da nossa universidade. Somos Uems nunca foi um lema tão válido quanto nesse momento. Agradecemos os votantes e também os colegas que concorreram nesse pleito por outras chapas, que sempre nos respeitaram e também deram o melhor de si. Felizmente o projeto escolhido para a Uems nesse momento foi o nosso”, completou a professora Eleuza.

ELEITOS - Fábio é Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP, campus de Rio Claro (1991); mestre (1994) e doutor (1999) em Zoologia pela mesma instituição.

Atualmente é professor efetivo da Uems; coordenador do Laboratório de Ictiologia do Centro de Pesquisa em Biodiversidade – CPBio/Uems; pesquisador associado e presidente do Conselho Consultivo do Centro e Pesquisa do Pantanal (CCCPP), representando o Governo do Estado.

Foi coordenador do curso de Biologia da Uems, unidade de Jardim (1998-1999); pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMS (2000-2003); e diretor presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Ciência e Tecnologia de MS (Fundect) em 2005/2010.

Eleuza é graduada em Administração de Empresas pela antiga Socigran, hoje Unigran (1984); mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2001) e doutoranda em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

Na Uems, onde é professora, ocupou os cargos de chefe do setor de Contabilidade e Finanças (1995-1998/ 1999-2000); diretora de Recursos Humanos (2001-2003); vice-reitora (2003-2007) e chefe do núcleo de Ciências Sociais (2007-2008/ 2010).

Também foi membro do Conselho Universitário da Uems (2001-2007); membro do Conselho Administrativo da Fundação Escola de Governo (2003-2007); e presidente da Comissão Própria de Avaliação da Uems (2005-2007).

Deixe seu Comentário