Dourados – MS quinta, 28 de março de 2024
25º
Renove sua CNH
Dia-a-Dia

Exército recebe hoje em Dourados, o ministro da Defesa

07 Dez 2015 - 10h02
Ministro Aldo Rebelo diz que irá apoiar as agendas estratégicas de  defesa nacional do país. - Crédito: Foto: DivulgaçãoMinistro Aldo Rebelo diz que irá apoiar as agendas estratégicas de defesa nacional do país. - Crédito: Foto: Divulgação
O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, estará em Dourados hoje, de acordo com confirmação da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Guaicurus, e do General de Brigada Rui Yutaka Matsuda. A programação no Exército, no período da manhã, prevê o seguinte roteiro de visitas: Capacidade de Instalação do SISFRON, Projeto Polo de Inovação – Exposição de material e almoço no Cindoura.


A vinda do ministro inicialmente estava prevista para o dia 13 do mês passado. Desde que assumiu a pasta ele tem declarado que precisa conhecer de perto o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), estratégia do Exercito Brasileiro. No primeiro discurso como ministro, cargo que assumiu em 8 de outubro deste ano, Rebelo prometeu apoiar “cada uma das agendas estratégicas das Forças” chegando a citar nominalmente os projetos como o Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos), da Marinha, o Sisfron, do Exército e o FX-2 para aquisição dos caças Gripen da Aeronáutica, ressaltando a importância deles para o fortalecimento da soberania brasileira.


“Desejo assumir, também, alguns compromissos, como a valorização institucional da agenda da Defesa, no sentido de buscar, na sua dimensão civil e militar, a legitimação e a legitimidade junto ao Poder Executivo, Legislativo e à sociedade”, disse.


O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), já esteve em Dourados no dia 9 de julho deste ano cumprindo a mesma agenda e naquele ato estava como presidente em exercício, sendo recepcionado pelo General de Brigada Rui Yutaka Matsuda, comanda da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

Sistema


O Sisfron foi inaugurado no primeiro módulo em novembro de 2014, em Dourados, como piloto do projeto que visa monitorar toda a área de fronteira terrestre do país, em um investimento total previsto de R$ 12 bilhões, em várias etapas de implantação.


No Mato Grosso do Sul, os recursos investidos foram de aproximadamente R$ 900 milhões, implantando o sistema ao longo dos 600 quilômetros de fronteira do Estado. Por causa da crise, os recursos foram suspensos ao longo deste ano, porém os 50% do projeto já instalado está em funcionamento.


O centro do sistema, uma central de comando e controle instalada na sede da Brigada Guaicurus, monitora todas as ações ou operações desenvolvidas pelos militares na faixa de fronteira e gerencia possíveis ordens do comando para deslocamento de tropas, entre outras atividades de segurança.


Dezenas de viaturas estão equipados com modernos meios de comunicação de voz e vídeo conectados a um moderno centro de controle, com acesso a computadores que estão conectados não apenas à sala de monitoramento dentro da Brigada, como também a satélites.

Deixe seu Comentário