Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
28º
UEMS - Pantanal
Visita

Estudantes conhecem história do jornal e evolução das máquinas

04 Jun 2016 - 06h00Por Do Progresso
Estudantes conheceram antigos maquinários de impressão do jornal. - Crédito: Foto: O PROGRESSOEstudantes conheceram antigos maquinários de impressão do jornal. - Crédito: Foto: O PROGRESSO
Estudantes do SEI estiveram em O PROGRESSO, semana passada, para conhecer a história de Weimar Gonçalves Torres e a fundação do jornal. As dificuldades e a evolução da impressão encantaram as crianças, que foram remetidos ao tempo, desde 21 de abril de 1951, data da criação do O PROGRESSO, até hoje.


Os alunos ficaram sabendo que o processo da composição dos textos era lento, juntando tipos móveis, um por um. "Muitas vezes caia tudo no chão no momento em que seguia para a paginação ou impressão, e aí tinha que fazer tudo de novo. Naquela época, o jornal era feito manualmente e começamos imprimindo 200 exemplares", contou a diretora Adiles do Amaral Torres. As crianças conheceram a Offset rotativa Goss Community que imprime cerca de 30 mil jornais/hora.


O objetivo das professoras dos 4º anos, Irene Silverio e Simone Waleivein foi conhecer a história e o processo da noticia. Na volta à escola, os alunos desenharam e escreveram sobre aspectos interessantes da visita. Para a coordenadora Aparecida Maria Mendes Nascimento o encontro auxiliou no aprendizado do processo informativo do um jornal.

Deixe seu Comentário