Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
15º
Apresentação

Esquadrilha faz vistoria para show aéreo em Dourados

10 Jun 2016 - 06h00
Diretoria do Aeroclube de Dourados reunida com o major Costa e o tenente Yoshida. - Crédito: Foto: Hedio FazanDiretoria do Aeroclube de Dourados reunida com o major Costa e o tenente Yoshida. - Crédito: Foto: Hedio Fazan
O Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, definiu na tarde de quarta-feira os detalhes do show aéreo que fará em Dourados no dia 18 deste mês, um sábado, a partir das 15h no aeroporto Francisco de Matos. Geralmente a apresentação ocorre às 16h, mas por causa do período de inverno será uma hora antes para que os pilotos possam, após o show, interagir com o público.


O show aéreo da Esquadrilha da fumaça está sendo possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Dourados e o Aeroclube de Dourados. É a segunda vez que a Esquadrilha vem a Dourados na gestão do prefeito Murilo. A primeira foi em maio de 2011.


Realizaram a missão precursora em Dourados nesta quarta o major Costa e o 1º tenente Yoshida. Eles chegaram na aeronave A29 (Super Tucano), na qual agora são feitos os shows. O novo avião, fabricado pela Embraer e que substituiu o T27 Tucano, tem o dobro da potência, favorecendo novas manobras. A aeronave fez três rasantes liberando fumaça antes do pouso no aeroporto.


Major Costa gostou bastante da localização e da estrutura do aeroporto e disse que o local permite uma ótima visibilidade da apresentação pelo público. A Prefeitura chegou a sugerir que a apresentação fosse sobre o Parque do Rego D´Água Primo Vivente ou o Parque do Lago Antenor Martins. Um estudo feito pelos militares descartou os parques por conta de estarem localizados dentro de áreas muito povoadas. "Queremos que o evento não tenha nenhum risco para as pessoas", disse Costa.


Para a apresentação, a equipe será formada por oito caças. Eles chegarão a Dourados na sexta-feira, dia 17, à tarde. Na chegada farão sobrevoo à cidade. A apresentação, no sábado, às 15h, terá duração de em torno de 40 minutos. Uma aeronave de apoio também fará parte da equipe.


O show tem pelo menos 20 sequências de manobras em equipe e 50 individuais. Envolve pelo menos 20 militares, entre pilotos, mecânicos e equipe de solo. Da parte da Prefeitura serão muitas pessoas envolvidas na organização e logística.


A previsão dos organizadores é de que pelo menos 40 mil pessoas a assistam. A Prefeitura, em conjunto com as demais forças de segurança no trânsito, organizarão o tráfego na Avenida Guaicurus, mas orienta para que as pessoas procuram ir para o local com bastante antecedência.

Deixe seu Comentário