Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
31º
UEMS - Pantanal
Dia-a-Dia

Especialista em cabelo fala sobre a caspa na Unigran

07 Jul 2011 - 09h30
Rita de Cássia destaca diferença entre oleosidade e caspa - Rita de Cássia destaca diferença entre oleosidade e caspa -
DOURADOS - A professora do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Unigran, Rita de Cássia, dá dicas sobre como controlar a caspa e cuidar dos cabelos, durante o inverno. A caspa é ocasionada pela presença de um fungo que se beneficia da oleosidade do cabelo e da pele. Por isso, a professora deixa clara a importância de diferenciar oleosidade de caspa. “A oleosidade é uma característica individual que depende de fatores como genética e produção hormonal, já a caspa é caracterizada por escamas ocasionadas pela produção excessiva de queratina, além de apresentar outros sintomas como vermelhidão e sensibilidade local”, esclarece.

A professora explica, ainda, que a caspa não acontece só no couro cabeludo. “Ocorre principalmente nas áreas da pele onde existe maior número de glândulas sebáceas, como no couro cabeludo, mas também na região do centro da face, no ouvido, atrás da orelha, sobrancelhas, cílios, barba e região do tórax”, explica.

Apesar de ser fruto de fatores internos, a caspa pode se intensificar dependendo do ambiente ou da época do ano. “Os fatores emocionais, hereditariedade, hormonais, entre outros, são os desencadeadores e potencializadores mais conhecidos da descamação. Mas a caspa é uma alteração crônica de pele e não tem cura, ela é recorrente sazonal. Pode melhorar, pode voltar, dependendo da causa”, comenta.

Além disso, a professora explica que as condições climáticas interferem na saúde capilar. “Fatores como o frio e o vento agravam o quadro do paciente, mas não são a causa, já a exposição ao sol induz a melhora e inibe a produção da levedura responsável pela caspa”, diz.

Rita de Cássia também explica que a água quente não pode ocasionar a caspa. Para inibir a produção da caspa, a professora explica que existem produtos disponíveis no mercado que auxiliam nesse processo. Porém, o paciente deve sempre buscar o auxílio de um profissional, que identificará as causas da descamação e, se necessário, o encaminhará a um médico dermatologista.

Deixe seu Comentário