Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
21º
Editorial

Escândalos políticos

19 Nov 2021 - 13h30
Escândalos políticos -

Moradores da cidade de Dourados estão acostumados com escândalos políticos. A operação da Polícia Federal desta vez, no entanto, é mais branda, nem por isso diminui a mancha que classifica o município como um dos que mais registram B.Os envolvendo políticos. 

A operação “A verdade vos libertará”, contra a vereadora Daniela Hall, tem um nome peculiar. A polícia diz que faz alusão à natureza do crime investigado, ou seja, prestação de declarações falsas à Justiça Eleitoral. Talvez a justiça esteja em busca da tal verdade, já que a parlamentar já prestou depoimentos e ainda assim, agora, teve mandado de busca e apreensão contra ela própria. O celular também foi apreendido. 

Outro escândalo recente, não pelo cargo ocupado, mas pessoal, ocorreu com o vereador Diogo Castilho, que está afastado. Ele foi acusado pela ex-noiva de espancá-la. Ele, que chegou a ficar atrás das grades por alguns dias, nega que tenha batido na mulher. 

Os últimos políticos presos acusados de corrupção foram da gestão passada, da Câmara e da prefeitura. Na administração municipal foram presos os ex-secretários João Fava e Denize Portolan. Na Câmara foram presos os ex-vereadores Pedro Pepa, Cirilo Ramão e Idenor Machado, que presidiu a Câmara por seis anos (de 2011 a 2016). Os três lideravam suposto esquema de corrupção, segundo o Ministério Público.

O maior dos escândalos, no entanto, ocorreu em 2010, com a prisão do então prefeito Ari Artuzi, falecido em 2013 em decorrência de um câncer, do vice, vereadores, e de praticamente todo o primeiro escalão da administração municipal. 

A operação “Uragano” (furacão em italiano), da Polícia Federal, revelou esquema gigantesco de fraudes em licitações, desvio de verbas públicas e pagamento de propina a vereadores. Após meses de investigação e gravação de vídeos comprometedores, muita gente foi parar atrás das grades, como políticos, servidores públicos e empresários. 

Há quem diga que existe mais lenha para queimar. Há políticos da cidade denunciados e o Ministério Público já faz investigações. Se a previsão ocorrer, um novo grande escândalo poderá abalar o segundo maior município do Estado. O povo já não aguenta mais. Isso porque estão cansados de assistir prisões que apenas são temporárias. 

Enquanto isso, setores como a saúde pública sangra todos os dias. Faltam insumos básicos como esparadrapo, luva, agulha. O curioso é que Dourados tem uma arrecadação bilionária. Quase R$ 1 bilhão já foram arrecadados e até dezembro a previsão da prefeitura é a de recolher R$ 1,1 bilhão (um bilhão e cem milhões).

Deixe seu Comentário