Dourados – MS terça, 16 de abril de 2024
23º
Dia-a-Dia

Entidades propõem soluções à Saúde

10 Fev 2011 - 17h59
Profissionais sugerem readequação do Hospital da Vida para aumentar o número de leitos - Crédito: Foto: Hédio Fa-zan/PROGRESSOProfissionais sugerem readequação do Hospital da Vida para aumentar o número de leitos - Crédito: Foto: Hédio Fa-zan/PROGRESSO
DOURADOS – Reestruturar o Hospital da Vida (HV) para aumentar a capacidade de atendimento pelo SUS e cobrar compromisso do HV e do Universitário (HU) são algumas das sugestões elencadas por diversos profissionais de saúde que integram entidades de classe e da prefeitura. Eles se reuniram e enumeraram 14 medidas prioritárias para aliviar a grave situação da saúde pública em Dourados.

O primeiro item da lista é de deixar sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde a gerência dos recursos orçamentários destinados à pasta. Com isso a Saúde poderá agilizar a compra de materiais e medicamentos através de processos de licitação eficiente e confiável.

Outro item importante para agilizar consultas e exames é a implantação de um sistema informatizado interligando informações com acesso rápido a prontuários, fichas de consultas e exames, facilitando o agendamento. Outra sugestão diz respeito as marcações de consultas ou exames.

Os profissionais deixam claro a necessidade de se evitar a “interferência de terceiros” nas decisões da saúde, que devem ser exercidas exclusivamente por critério técnico”. Eles também sugerem que o HU cumpra as metas de atendimentos acordadas na contratualização com a prefeitura, já que o HV tem dificuldades em encaminhar os pacientes que precisam de enfermaria ou UTI no HU.

Deixe seu Comentário