Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
17º
ACED

Empresa familiar é tema de palestra na Aced

16 Jun 2016 - 06h00
Apenas 30% das empresas familiares sobrevivem à segunda geração. - Crédito: Foto: DivulgaçãoApenas 30% das empresas familiares sobrevivem à segunda geração. - Crédito: Foto: Divulgação
A Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced) realiza no dia 24 de junho, às 20h, palestra gratuita com o tema "Sucessão em empresas familiares", voltada a empresários de Dourados e região.


O tema será apresentado por José Kleber Corrêa de Barros Ziede, economista e especialista em Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Gestão, Administração Financeira e Governança Corporativa. O palestrante também é sócio-sênior da KMZ Associados.


De acordo com o Sebrae, o processo sucessório em uma empresa familiar deve ser planejado levando em consideração as particularidades de cada grupo familiar e empresarial. No entanto, as estatísticas confirmam que a sucessão é uma questão tipicamente problemática: apenas 30% das empresas familiares sobrevivem à segunda geração e apenas 5% à terceira.


Diversos fatores têm sido apontados como cruciais para uma boa sucessão: a seleção e o treinamento do melhor candidato, o planejamento estratégico da sucessão, a experiência profissional prévia do sucessor na empresa e, fundamentalmente, o envolvimento do fundador no planejamento sucessório e seu papel de mentor.

Deixe seu Comentário