Dourados – MS sábado, 20 de abril de 2024
14º
Dia-a-Dia

Embrapa incentiva integração no campo

14 Mai 2011 - 00h55
Embrapa incentiva integração no campo -
DOURADOS - Dentre as diversas atividades que acontecem durante a 47º Expoagro, em Dourados, destaca-se o 10º Simpósio da Agricultura: Em busca da sustentabilidade, que acontece na terça-feira, 17 de maio, das 7h às 17h. Nesse evento, produtores, agentes da assistência técnica, estudantes e pesquisadores poderão ficar informados sobre: os diversos aspectos relacionados ao momento atual da agricultura regional, a produção de cana-de-açúcar em sistemas integrados de produção, consórcio de milho safrinha com braquiária e integração-lavoura-pecuária (iLP).

Nesse ano, o foco dos trabalhos do Simpósio consiste em aumentar a participação de produtores rurais no evento, que poderão conferir depoimentos de outros produtores “pratas da casa”, que adotam modelos de produção sustentáveis e que vêem obtendo êxito em suas atividades, aumentando a produtividade e contribuindo com a conservação ambiental. Para mediar e incentivar os debates, pesquisadores de diversas instituições estarão presentes. A realização do evento é da Embrapa Agropecuária Oeste, do Grupo Plantio na Palha (GPP) e do Sindicato Rural de Dourados e conta com apoio de universidades.

Na reta final para a organização do evento vários setores da Embrapa Agropecuária Oeste estão trabalhando para que o evento corresponda as expectativas dos participantes e possa agregar valor a produção agrícola da região contribuindo com a sustentabilidade da atividade e diversificação da produtividade. Serão disponibilizadas gratuitamente 300 vagas e as inscrições estão abertas através do site da Embrapa Agropecuária Oeste, sendo disponibilizadas 150 vagas para produtores rurais e 150 vagas para estudantes do último ano de graduação dos cursos de Agronomia, Administração de Empresas com ênfase em Agronegócios e Tecnólogo em Agronomia.

Outras atividades - Além do 10º Simpósio de Agricultura durante a 47ª Expoagro, a Embrapa Agropecuária Oeste é parceria de outras instituições na realização de outros eventos, que pretendem debater estratégias que possibilitem agregação de valor a produtividade de cadeias produtivas do agronegócio da região.

O Workshop sobre Flores Tropicais, que acontece no dia 18 de maio, das 8h às 17h, está sendo realizado em parceria com Embrapa Transferência de Tecnologia, Agraer e Sindicato Rural de Dourados. Ao longo dessa quarta-feira, os participantes poderão obter informações sobre a produção e o processo de pós-colheita de flores tropicais, conhecer aspectos relacionados ao mercado de produção de flores no Mato Grosso do Sul e conhecer as experiências de um produtor regional de flores.

Além de obter essas informações, os participantes do workshop participarão de uma oficina de arranjos florais e visitarão a Unidade de observação de flores da Embrapa Transferência de Tecnologia. As inscrições para o Workshop são gratuitas e podem ser feitas no local, das 7h30 às 8h.

Na sexta-feira, 20 de maio, das 7h às 18h, será a vez dos interessados em ovinocultura participarem do IV Simpósio de Ovinocultura: Exigências de mercado, comercialização e custos, que está sendo realizado em parceria com a UFGD/FCA, Ascogran, Embrapa Caprinos e Ovinos e Sindicato Rural de Dourados.

Temas relacionados ao mercado, a comercialização e viabilidade econômica da carne ovina, produção programada de cordeiros para abate, qualidade da carne e soluções para integração da cadeia produtiva de ovinocultura estarão em debate durante todo o dia na Expoagro. As inscrições para o Simpósio são gratuitas e podem ser feitas no local, das 7h às 8h.

Deixe seu Comentário