Dourados – MS terça, 23 de abril de 2024
25º
Dia-a-Dia

Em MS, lixo reciclável rende descontos na conta de energia elétrica

13 Abr 2016 - 16h48
Empresas também poderão participar convertendo o desconto em benefício de instituições filantrópicas - Empresas também poderão participar convertendo o desconto em benefício de instituições filantrópicas -
Em 7 dias de coleta, a Energisa Mato Grosso do Sul já recolheu 713 quilos de materiais recicláveis depositados pela população nos seis pontos de coleta disponibilizados em Campo Grande. A iniciativa consiste na troca de lixo reciclável (como papel, plástico, metal e tetrapak), por desconto na conta de energia elétrica. De acordo com a assessoria, não há previsão do programa ser implantado no interior do Estado.

Para participar é preciso que o cliente faça seu cadastro nos postos de coleta, apresentando sua conta de energia. Em seguida, o cliente recebe o Cartão Conta Cidadã que deverá ser apresentado sempre que for realizar a troca. Na primeira troca, o cliente ainda poderá levar duas lâmpadas incandescente ou fluorescentes compactas e trocar por duas lâmpadas LED.

Os resíduos coletados terão destinação organizada e correta até a indústria de reciclagem. O projeto, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa e segue as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), irá contribuir para o desenvolvimento regional, tendo como base a geração de renda e o uso eficiente e sustentável da energia elétrica.

Empresas também poderão participar convertendo o desconto em benefício de instituições filantrópicas.


### O que poderá ser reciclado

• PAPEL - Papel branco, reciclado, cadernos sem espiral, papelão, cartolina, papel misto (papel de impressora, revistas sem capas, livros sem capas e impressos em geral).

• PLÁSTICO - Embalagens de alimentos, garrafas pet, embalagens de produtos de beleza e limpeza (vazios), baldes, copos descartáveis, bacias, canos e tubos de PVC.

• METAL - Latas de refrigerante e cerveja, latas de alimentos, panela, aço inox, arames e ferros.
• EMBALAGEM TETRAPAK - Caixas de suco, leite, molhos e conservas (vazias).

• LIXO ELETRÔNICO ESPECÍFICO - Celulares com baterias, CPU´s, notebooks com baterias, tablets, nobreaks e estabilizadores.

Os resíduos devem estar limpos, secos e separados. O valor do desconto depende da quantidade e do tipo de material levado, pois cada resíduo tem seu valor de mercado.

Como separar os materiais recicláveis:
1. Separe e limpe o material reciclável do lixo orgânico (restos de comida ou restos molhados). Se for necessário, lave-os.
2. Amasse latas, garrafas PET para ocupar menos espaço.
3. Papel e papelão devem estar secos, limpos e de preferência, dobrados ou rasgados.

Deixe seu Comentário