Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
24º
UEMS - Pantanal
Ensino

Em Dourados, educadores debatem unificação do Currículo Nacional

13 Mai 2016 - 15h10Por globo esporte
Alfredo Oliveira, técnico pedagógico de ensino da Secretaria Estadual de Educação - Alfredo Oliveira, técnico pedagógico de ensino da Secretaria Estadual de Educação -
Professores, coordenadores pedagógicos e especialistas das escolas municipais e estaduais de Dourados e região participam nesta sexta-feira do seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular, (BNCC). O evento acontece na Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O município é o primeiro do Estado a promover o encontro para analisar e melhorar os objetivos de ensino propostos para a versão final do Programa, que visa padronizar o ensino. A realização é da Secretaria Estadual de Educação em parceria com universidades e secretaria municipal de Educação.

Durante o dia os participantes analisam os enunciados dos objetivos das diversas áreas de ensino propostos na segunda versão da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica (Educação Infantil, ensino Fundamental e Ensino Médio). Neste momento poderão modificar, retirar ou acrescentar nos textos o que desejam alcançar no processo ensino aprendizagem.



Os grupos de trabalhos foram divididos em modalidades de ensino para leitura e discussão do que é necessário garantir como objetivos mínimos e necessários para a aprendizagem dos estudantes. "Um dos objetivos da Base Nacional Curricular Nacional é justamente ga-rantir os objetivos e a aprendizagem dos estudantes de norte a sul" , citou Alfredo Souza Oliveira, Técnico Pedagógico de Ensino da Secretaria Estadual de Educação (SED/MS).



O documento final da Base Nacional Comum Curricular deverá orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de educação Básica do País, públicas ou privadas. "Quando o Conselho Nacional de Educação publicar o documento definitivo, cada Rede de Ensino deverá elaborar o referencial curricular a partir dos objetivos propostos e cumprir o currículo mínimo contido na Base Nacional Comum Curricular. Quanto a Parte Diversificada do currículo, as escolas deverão observar, também, o atendimento às necessidades de cada unidade", frisou Andrea Zanatti da Secretaria Estadual de Educação/MS, que participou na escrita dos objetivos da Língua Portuguesa, pelo Conselho Estadual de educação.


Todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul devem realizar seminários regio-nais. " Nos dias 2, 3 e 4 de junho acontecerá o seminário, em Campo Grande, para elaboração do documento de Mato Grosso do Sul que será encaminhado para o Conselho Nacional de Educação (CONAE), até 10 de junho", disse Alfredo Oliveira.

Deixe seu Comentário