Dourados – MS quinta, 28 de março de 2024
30º
Renove sua CNH
Educação

Educadores debatem em Seminário, Currículo Nacional

14 Mai 2016 - 06h00
Educadores participam de seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular realizado na Unidade II da UFGD. - Crédito: Foto: Hedio FazanEducadores participam de seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular realizado na Unidade II da UFGD. - Crédito: Foto: Hedio Fazan
Está em construção em todo o Brasil uma Base curricular Nacional (BNCC) para garantir os objetivos e a aprendizagem dos estudantes das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do País, públicas e privadas. Durante o dia de ontem, aconteceu um seminario na Faculdade de Educação, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com educadores municipais e estaduais de Dourados.


Eles analisaram os objetivos curriculares de cada área de ensino propostos na segunda versão da BNCC. As contribuições farão parte do documento final de Mato Grosso do Sul a ser elaborado no inicio de junho em Campo Grande. A realização do seminário é da Secretaria Estadual de Educação em parceria com universidades e secretaria municipal de Educação.


Os grupos de trabalhos foram divididos em modalidades de ensino para leitura e discussão do que é necessário garantir como objetivos mínimos e necessários para a aprendizagem dos alunos.


Os educadores fizeram modificações, retirando ou acrescentando no documento o que desejam alcançar no processo ensino aprendizagem. "Um dos objetivos da Base Nacional Curricular Nacional é justamente garantir os objetivos e a aprendizagem dos estudantes de norte a sul" , citou Alfredo Souza Oliveira, Técnico Pedagógico de Ensino da Secretaria Estadual de Educação (SED/MS).


O documento final da Base Nacional Comum Curricular deverá orientar a construção do currículo das escolas de educa-ção Básica do País. Os objetivos a serem alcançados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de um Estado, deverão ser o mesmo em qualquer outra região do País. "Quando o Conselho Nacional de Educação publicar o docu-mento definitivo, cada Rede de Ensino deverá elaborar o referencial curricular a partir dos objetivos propostos e cumprir o currículo mínimo contido na Base Nacional Comum Curricular. Quanto a Parte Diversificada do currículo, as escolas deverão observar, também, o atendimento às necessidades de cada unidade", frisou Andrea Zanatti da Secretaria Estadual de Educação/MS, que participou na escrita dos objetivos da Língua Portuguesa, pelo Conselho Estadual de educação.


Assim como Dourados, os outros 78 municipios de Mato Grosso do Sul devem realizar seminários regionais. " Nos dias 2, 3 e 4 de junho acontecerá o seminário, em Campo Grande, para elaboração do documento de Mato Grosso do Sul que será encaminhado para o Conselho Nacional de Educação (CONAE), até 10 de junho", disse Alfredo Oliveira.

Deixe seu Comentário