Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
33º
UEMS - Pantanal
Dia-a-Dia

Duplo arco-íris de Dourados ganha mídia nacional

15 Jan 2016 - 09h42
Arco-íris duplo registrado em Dourados na terça-feira requer condições do clima para ocorrer. - Crédito: Foto: Alexandre FelipeArco-íris duplo registrado em Dourados na terça-feira requer condições do clima para ocorrer. - Crédito: Foto: Alexandre Felipe
Com o verão vêm os dias abafados e chuvas volumosas, mas também aumenta a possibilidade de aparecer o arco-íris natural. O que não se vê com muita frequência é o arco-íris duplo, que se formou no céu de Dourados na última terça-feira, que foi registrado por Alexandre Felipe e ganhou destaque no site Climatempo, do Portal Terra.


Segundo especialistas, o fenômeno não ocorre a toda hora. Para ver o arco-íris é preciso sol, chuva, estar no lugar e hora certos.


De acordo com o Climatempo, o arco-íris que se consegue ver em alguns dias com chuva se forma só começo da manhã ou no fim da tarde porque são nestes horários que os raios de sol que entram na atmosfera atingem as gotas de chuva no ângulo certo.


A luz do sol que bate nas gotas de chuva é refratada ao encontrar a superfície da gota de chuva e dentro dela será refletida várias vezes.


Alguns destes raios saem de dentro das gotas em ângulos entre 40º e 42º. A gota de chuva funciona como um prisma que separa a luz branca do sol em suas diversas cores.


Conforme explicam os especialistas do Climatempo, cada ângulo diferente entre 40º e 42º corresponde a uma cor. As pessoas vêem as diversas cores porque os olhos estão recebendo a luz que saiu das gotas de chuva exatamente entre estes ângulos. Se mudar de lugar talvez não veja mais todas as cores, porque a luz que sai das gotas estará chegando aos seus olhos de outra forma, em outro ângulo.


Em algumas situações especiais podem se formar dois arco-íris. O segundo, mais distante e mais fraco, tem as cores invertidas em relação ao primeiro, mais forte.


Quando um arco-íris tem as cores fortes, bastante visíveis, a chance de termos um segundo arco-íris é maior. Tecnicamente pode-se ter vários arco-íris, mas as cores vão ficando tão fracas que nossos olhos já não percebem mais.


De acordo com o Climatempo, o Mato Grosso do Sul segue com pancadas de chuvas frequentes pelo menos até o domingo. Podem ocorrer períodos de sol intercalados com chuvas e, até lá, outros arco-íris duplos poderão ocorrer. (Com reportagem do Portal Terra).

Deixe seu Comentário