Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
15º
Dia-a-Dia

Dourados tem mais nove casos de Aids

28 Fev 2011 - 22h30
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha faz alerta sobre a Aids no Carnaval - Crédito: Foto: Agência BrasilMinistro da Saúde, Alexandre Padilha faz alerta sobre a Aids no Carnaval - Crédito: Foto: Agência Brasil
DOURADOS – O município de Dourados já registrou este ano nove casos de Aids na rede pública, segundo o Programa da Secretaria Municipal de Saúde.

O número de doentes ainda pode ser maior, se levar em consideração as pessoas que não passaram pelo DST\\Aids, subsidiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Até 2010, Dourados atendeu 1.307 portadores do HIV e pacientes de Aids. Deste total, 860 pessoas estão com o vírus (491 homens e 369 mulheres); 447 têm Aids e fazem tratamento (218 homens e 229 mulheres). Durante todo 2010, foram diagnosticados 54 novos casos. Durante o ano, a Aids ainda foi responsável por 18 mortes.

A gerente do Programa DST/Aids, Berenice de Souza Machado, diz que o número elevado de mortes deve-se ao diagnóstico tardio do HIV. Ela explica que muitas pessoas demoram para fazer o exame e quando vão verificar já é muito tarde para se obter sucesso no tratamento, pois a doença já está bastante avançada.
Entretanto, ela disse que aumentou o número de pessoas que procuram o programa para fazer o teste para verificar se existe a presença do vírus.

Deixe seu Comentário