Dourados – MS quarta, 08 de julho de 2020
Dourados
19º max
10º min
Dia-a-Dia

Dourados prepara a 12ª Festa do Peixe

12 Fev 2016 - 09h57Por [email protected]#####DurezaPara quem andava reclamando aos quatro ventos que a campan
Prefeitura melhora Parque Ambiental onde será sediada a festa. - Crédito: Foto: DivulgaçãoPrefeitura melhora Parque Ambiental onde será sediada a festa. - Crédito: Foto: Divulgação
A Prefeitura de Dourados está com os preparativos adiantados para a 12ª Festa do Peixe, que acontece este ano entre os dias 20 e 27 de março no parque ambiental Primo Fioravante Vicente (Rego D´Água), no Jardim Água Boa.


A proposta do prefeito Murilo é fazer uma festa tão bonita como as dos últimos anos, porém agregando mais opões de lazer e comercialização de peixes.


A festa está sendo organizada pela Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável) e Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), com apoio de outras pastas como a Secretaria de Cultura, Funed, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Obras e Imam.


Além de trabalhar na programação do evento, definindo as atrações culturais esportivas, a parte de infraestrutura e a organização dos produtores que fornecerão os peixes a Prefeitura prepara mais um lago no Parque Primo Vicente, onde acontecerá o torneio de pesca.


A Secretaria de Obras está finalizando o lago, que fica na área norte do parque e plantando grama em toda era área do parque. Com dois lagos, os pecadores que vão participar do torneio ficarão muito mais confortáveis.
Com relação à venda de peixe insensibilizado (resfriado), mesmo processo no ano passado, a Prefeitura trabalha para aumentar o número de fornecedores para evitar que falte o pescado ao consumidor.


Ano passado foram vendidas 12 toneladas, porém não foi suficiente para atender toda a demanda. Para este ano já há 12 produtores inscritos. Demais interessados podem procurar a Prefeitura. A comercialização de peixes deve ocorrer durante todos os dias do evento.


Mesmo como dificuldade de recursos, a Prefeitura trabalha para garantir mais opções na praça de alimentação e melhorar a qualidade dos shows. Haverá ainda feira de produtos hortifrutigranjeiros e da economia solidária.
A Festa do peixe é uma das mais tradicionais de Dourados e atrai também turistas da região. Na edição do ano passado em torno de 30 mil pessoas passaram pelo Parque Primo Vicente entre os dias 31 de março a 5 de abril.


A festa, promovida pela Prefeitura, é apoiada por vários parceiros, entre elas a Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), MS-Peixe, Apropeixe, Ministério Público Estadual, UFGD, Embrapa Agropecuária Oeste, Sebrae, Governo do Estado e Governo Federal.


Para o prefeito Murilo a festa, além de ser uma tradição cultural da comunidade, ajuda a incentivar e desenvolver uma atividade muito importante no município, que é a piscicultura. “Dourados é uma das melhores cidades do Brasil para a criação do peixe em cativeiro, devido aos bons índices de insolação e PH da água.

Deixe seu Comentário