Dourados – MS quinta, 18 de abril de 2024
15º
GRIPE

Dourados já notificou cinco casos de Influenza A ‘H1N1’

30 Mar 2016 - 10h19
Dourados já notificou cinco casos de Influenza A ‘H1N1’ -
Mal o clima ficou com temperaturas mais amenas para que a influenza (gripe) começasse a dar mostras que não vai da trégua este ano. Em menos de um mês, Dourados já notificou cinco casos suspeitos da gripe A (Influenza H1N1). Apesar do quadro ainda ser insignificativo (quatro casos descartados e um ainda em investigação), as notificações tendem a avançar com a chegada do frio.


"Com o frio as pessoas ficam mais em ambientes fechados e isso é fundamental para que o vírus possa proliferar", avaliou o Devanildo de Souza Santos, gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde.


Dados da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado até dia 16 deste mês, revelam que em Mato Grosso do Sul havia 60 casos suspeitos e apenas um confirmado, na cidade de Corumbá, que já fez 44 notificações. Na cidade foi notificado um óbito, o primeiro caso este ano no Estado provocado pelo vírus H1N1. Depois aparece Campo Grande com 11 casos suspeitos, Ponta Porã, com três e as cidades de Caarapó e Ladário cada uma com um caso suspeito.


Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde desde de 2009, a Influenza A provocou 87 óbitos, sendo que o vírus H1N1 fez 61 vítimas fatais. O restante morreu diagnosticado pela A/H3 sozonal.


O sintoma da gripe são febre alta, tosse, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou na cabeça. Ao apresentar esses sintomas, a pessoa deve procurar o médico.

Vacina


A Campanha Nacional de Imunização contra a influenza começa a partir de 30 de abril, dia da mobilização nacional. Ontem, o Ministério da Saúde divulgou a relação de doses que serão enviadas para as quatro regiões do Brasil para o atendimento durante a campanha. Para o Centro-Oeste serão enviadas 1.828.900 doses, em duas remessas com previsão de entrega entre os dias 1º a 15 de abril. A Campanha acontece de 30 de abril a 20 de maio. Além das vacinas as unidades de saúde também estão abastecidas com o medicamento Fosfato de Oseltamivir, para o tratamento da Influenza. O publico alvo da Campanha de Imunização permanece sendo os idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.

Deixe seu Comentário