Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
22º
Renove sua CNH
Dia-a-Dia

Dourados Cana Festival é encerrado com resultados positivos

09 Nov 2015 - 07h00
Dourados Cana Festival é encerrado com resultados positivos -
A participação expressiva nas inúmeras atividades que fizeram parte da programação do Dourados Cana Festival, que incluíram artesanato, culinária, apresentações culturais e debates mostrou o potencial da cidade para o turismo de eventos, além de desmistificar a tese de que a cadeia produtiva da cana envolve apenas a produção de açúcar e álcool por parte das usinas.

As atividades do Festival, promovido e organizado pela Associação Dourados MS Receptivo com patrocínio do Governo do Estado -Fundação de Turismo (Fundtur/MS) e da Secretaria Estadual de Cultura do Estado(SECTEI) e apoio institucional do vereador Maurício Lemes, da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Cultura e da Comissão Permanente de Turismo, Indústria e Comércio da Câmara Municipal, através dos vereadores Marcelo Mourão (presidente) e Sergio Nogueira (vice –presidente), foram iniciadas na quarta-feira (4), com um jantar com pratos a base de cana-de-açúcar. O jantar fez parte do concurso “delícias da Cana”, que teve como vencedor o prato “Frango flambado na cachaça”. Foram realizados também mais dois concursos, sendo um na área de literatura e um na área de pintura, ambos tendo como temática a cana de açúcar.

Na quinta (5), foi realizada uma mostra de sustentabilidade, com o tema energias renováveis e que foi voltado para as escolas públicas. Na sexta-feira (6) a Câmara Municipal sediou o seminário “Empreendendo a Cana e o Agro Turismo para o Desenvolvimento”, que incluiu as palestras “Cultura e Arte da

Cana na Economia Criativa” (proferida pela superintendente de Economia Criativa da Sectei, Claudia Medeiros), “A sustentabilidade no ciclo reverso em Usinas de Álcool & Acúcar: estudo de caso” (proferida pela Professora. Drª. Jeane Corrêa Alves Mendonça / UFGD), “Empreendimentos Econômicos Solidários e a Relação com a Cadeia Produtiva do Turismo nas Regiões da Serra da Bodoquena e do Pantanal” (proferida pelo Prof. Dr. Edvaldo Cesar Moretti/ UFGD). No sábado (7), o festival prosseguiu com a realização de minicursos, competição de ciclismo e apresentações artísticas na praça Antônio João.

Um ponto alto da programação do festival foi a entrega ao padre Crispim de Oliveira, durante a missa realizada ontem (domingo), de uma imagem de uma santa confeccionada com bagaço de cana beneficiado. A entrega da obra artesanal foi acompanhada pela música “Nossa Senhora”, executada ao pela dupla Jacqueline e Geraldo e seguida de uma oração pela paz no campo.

A parte final da programação do Dourados Cana Festival aconteceu na tarde de domingo, na Praça Antônio João, com a realização da “feirinha da cana”, concurso de pinturas, apresentações culturais e um culto na igreja evangélica Peniel. Tanto no sábado (quando aconteceram as apresentações culturais) como no domingo os participantes tiveram à disposição praça de alimentação e barracas de comercialização de produtos derivados da cana, como garapa, rapadura, melado de cana e aguardentes.

“O resultado de tudo foi surpreendente maravilhoso, porque pudemos expor os resultados das oficinas realizadas, como teatro, literatura e confecção de artesanato a partir do bagaço

de cana. Tivemos um público expressivo nas atividades realizadas na Praça Antônio João e penso que isso foi o nosso “selo” de sucesso, o que devemos também as boas parcerias e entusiasmo do diretor-presidente da FUNTUR/MS, Nelson Cintra Ribeiro, que acreditou no projeto desde o início”, avaliou o presidente do Dourados MS Receptivo, para o qual os resultados credenciam a inclusão do Dourados Cana Festival no Calendário Anual de Eventos do município.

Confira algumas fotos.

Deixe seu Comentário