Dourados – MS sábado, 20 de abril de 2024
21º
Dia-a-Dia

Doação de órgãos é tema de palestra e de redação na Imaculada

21 Mar 2016 - 06h00
Estudantes durante palestra sobre doação de órgãos. - Crédito: Foto: DivulgaçãoEstudantes durante palestra sobre doação de órgãos. - Crédito: Foto: Divulgação
Foi por meio de uma conversa com a coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (DIDOHTT) do Hospital Universitário da UFGD (HU), dra. Mirna Matsui, que os alunos do terceiro ano e curso pré-vestibular da EIC souberam mais sobre a doação de órgãos em Dourados, já que o HU é o hospital credenciado para captação na cidade.


A palestrante apresentou aos estudantes todas as informações sobre o cumprimento de uma série de protocolos bastante criteriosos, para os quais os médicos do HU/UFGD estão preparados e contam com uma equipe multidisciplinar, que age em grupo para que a captação possa ser feita. A médica deixou bem claro o principal princípio para a doação: a autorização da família, após a realização de exames neurológicos que identifiquem a ausência de atividade cerebral – a chamada morte encefálica. Ela também expos a bateria de testes para certificar que o paciente não tenha doenças infecto-contagiosas, infecções ou alterações estruturais decorrentes de traumas ou acidentes, por exemplo. Em meio a uma série de perguntas feita pelos alunos, a especialista foi cumprindo sua missão de esclarecer sobre o processo de doação a fim de aumentar o número de doações e notificações de doadores de órgãos.


Além do conhecimento técnico adquirido com a presença da médica, os alunos EIC também receberam, da professora de redação, Cristine Medeiros, uma coletânea com várias informações sobre o tema. A partir de todos os esses dados, eles produziram redação. "Temos abordado temas sociais que podem contribuir para os alunos enfrentarem provas de redação do Enem e de vestibulares e também as questões de atualidades", disse a professora.

Deixe seu Comentário