Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
15º
Cultura

Desejo dos professores indígenas de Dourados é preservar cultura

02 Jun 2016 - 16h38
Desejo dos professores indígenas de Dourados é preservar cultura -

A pesquisa faz parte do trabalho realizado pela professora doutora Nara Sgarbi, em sua pesquisa de pós-Doutorado em Análise do Discurso, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) traz a luz o desejo de professores de se ter uma educação voltada para a valorização da terra, da natureza, os contares, a oralidade.

De acordo com o site ms.noticias.gov.br , a pesquisa analisou os textos de professores indígenas que participaram de um processo seletivo para formação de professores, na Unigran, em 2010, e teve a supervisão do professor doutor Marlon Leal Rodrigues. Segundo a professora Nara, esses textos foram analisados discursivamente em um processo seletivo, ainda assim foi possível constatar os desejos dos indígenas enquanto professores dentro de suas comunidades.

"Uma coisa é nós adentrarmos a essa comunidade com nossos construtos e imagéticos que nós achamos que seja interessantes para eles, outra coisa é, eu professora indígena, saber como é meu dia a dia, o que eu valorizo, o que eu quero", explica Nara. "Eles não querem mais ficar estagnados, eles querem avançar, mas eles querem avançar com propriedade tal, que a sua cultura continue ali, aparecendo, sendo valorizada".

Deixe seu Comentário