O deputado foi eleito por membros titulares da CPI dos Combustíveis em sessão terça-feira - Crédito: Foto: Divulgação
Deputados membros titulares da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis elegeram nesta terça-feira (24/11), por unanimidade, o deputado estadual José Carlos Barbosinha (PSB) para presidente da CPI. O parlamentar foi responsável por trazer o assunto para o debate na Assembleia Legislativa, por meio da audiência pública “Preço dos combustíveis: Queremos saber a verdade!”, realizada no mês de setembro. Na ocasião, também ficou definido que o deputado João Grandão (PT) ocupará a vice-presidência e Maurício Picarelli (PMDB) será responsável pela relatoria. Durante a reunião, o presidente agradeceu a confiança ao cargo e esclareceu que a CPI tem o objetivo de apurar eventuais irregularidades na comercialização de combustíveis em Mato Grosso do Sul, durante o ano de 2015. “Também devemos investigar denúncias de supostas formações de cartel em alguns municípios do Estado e de dumping na Capital [venda abaixo do preço de custo]”, ressaltou Barbosinha.
A próxima reunião ficou agendada para o dia 1º de dezembro, às 14h, no Plenarinho Nelito Câmara. “Vamos definir os encaminhamentos da CPI e os requerimentos solicitando documentos de início às refinarias, distribuidoras e revendedores de combustíveis, além de outros que os nobres deputados deliberarem”, confirmou o presidente da Comissão.
Para Barbosinha, o abuso do poder econômico está nitidamente caracterizado. “É preciso investigar, se os postos da Capital vendem mais barato ou os preços do interior é que estão injustos”, considerou o parlamentar.
Também participou da votação o deputado Ângelo Guerreiro (PSDB). Além dos já nominados, o deputado Beto Pereira (PDT) também é titular da CPI. São suplentes: Antonieta Amorim (PMDB), Amarildo Cruz (PT), Flavio Kayatt (PSDB), Felipe Orro (PDT) e George Takimoto (PDT). Os integrantes foram indicados pelas respectivas bancadas partidárias.