Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
22º
Dia-a-Dia

Délia pede apoio de deputado para mudanças no sistema viário

18 Fev 2011 - 22h42
Ana Luiza Lacerda apresenta estudo sobre mudanças no sistema viário de Dourados; Délia pediu apoio de Geraldo Resende
Crédito: A. Frota - Ana Luiza Lacerda apresenta estudo sobre mudanças no sistema viário de Dourados; Délia pediu apoio de Geraldo Resende Crédito: A. Frota -
A prefeita interina Délia Razuk apresentou nesta sexta-feira ao deputado federal Geraldo Resende (PMDB) o estudo sobre as mudanças no sistema viário de Dourados. Elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento, o projeto prevê 14 intervenções em pontos estratégicos do perímetro urbano.

Além da prefeita e de Geraldo Resende, técnicos da prefeitura e assessores do parlamentar acompanharam a apresentação, na sala de reuniões do gabinete.

O objetivo do estudo, detalhado na reunião pela secretária de Planejamento Ana Luiza Lacerda, é ampliar os acessos ao centro e às rodovias e desafogar ruas e avenidas que já enfrentam problemas devido ao aumento do fluxo de veículos.

As alterações, incluindo desapropriações para abertura de ruas e avenidas, construção de pontes, alargamento de vias e pavimentação de alguns trechos, têm custo estimado de R$ 60 milhões.

“Sabemos que é um custo elevado, mas essas alterações podem ser feitas por etapas e em médio prazo”, afirmou Ana Luiza Lacerda, ao detalhar o estudo através de slides apresentados em um equipamento de datashow.

A prefeita destacou o trabalho elaborado pela equipe da Secretaria de Planejamento e pediu empenho de Geraldo Resende na viabilização dos recursos necessários para as mudanças. “Confiamos no trabalho do senhor. Sabemos que o senhor tem trabalhado muito para trazer recursos para Dourados. Por isso contamos com o seu apoio para que essas alterações sejam feitas”, afirmou Délia.

Segundo ela, apesar do alto valor do projeto, é importante começar logo a tomar medidas necessárias para evitar problemas decorrentes do crescimento, principalmente no trânsito.

“Não podemos mais pensar Dourados como uma cidade pequena do interior. Temos que projetar Dourados pensando no futuro e essas intervenções tão bem elaboradas pela Seplan vão contribuir para que a cidade continue crescendo sem os problemas que já começam a aparecer no sistema viário”, disse a prefeita.

Délia Razuk também se mostrou confiante no apoio que o projeto receberá do prefeito eleito Murilo Zauith. “Sendo nosso prefeito eleito um grande empreendedor, tenho certeza que ele vai apoiar e levar esse projeto em frente. Temos que pensar no futuro e não ver apenas os problemas de agora”.

Geraldo Resende elogiou o trabalho da equipe de Ana Luiza Lacerda e parabenizou a prefeita pela “visão de futuro” ao fazer um estudo visando reformulações do sistema viário. Ele se comprometeu em trabalhar pela liberação de recursos assim que o projeto completo for apresentado ao Ministério das Cidades, mas alertou que neste ano haverá maior dificuldade para obtenção de verbas federais devido aos cortes das emendas, determinados pelo Palácio do Planalto.

Segundo o parlamentar, será preciso uma união de esforços com outros representantes de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional para que as emendas para etapas do projeto sejam incluídas no Orçamento da União.

#####Alterações
Entre as mudanças no sistema viário previstas no estudo da Seplan está a duplicação da Rua General Osório para garantir mais um acesso da Marcelino Pires à BR-463, que liga Dourados a Ponta Porã.

Também estão previstas intervenções na Rua Ponta Porã, garantindo a ligação entre a região do futuro Centro de Convenções, na saída para o aeroporto, ao Jardim Canaã I, de um lado a outro da cidade. Outra medida é a construção da Avenida das Torres, ligando o Monumento ao Colono à Perimetral Norte, passando pelos bairros Santa Maria e Aidê.

Está prevista no estudo a construção de uma grande rotatória no Jardim Clímax, para distribuir o trânsito para vários pontos da região oeste, e de outra nas proximidades dos cemitérios Santo Antonio de Pádua e Bom Jesus.

O trabalho da Seplan prevê ainda a abertura da Avenida Weimar Gonçalves Torres com a desapropriação de áreas particulares, a duplicação da Joaquim Teixeira Alves nas proximidades do Shopping Avenida Center e a ligação da Vila Cachoeirinha à Rua Coronel Ponciano através das ruas Vilson Gabiatti e Manoel Rasselen.

Deixe seu Comentário