Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
25º
Dia-a-Dia

Curso de Arquitetura da Unigran trabalha tendências de estilo

09 Mai 2011 - 22h43
Curso de Arquitetura da Unigran trabalha tendências de estilo  -
Os alunos do 3º semestre de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN desenvolveram, neste bimestre, projetos arquitetônicos e maquetes focando a sustentabilidade e o estilo minimalista – uma das tendências do mercado. O trabalho foi realizado na disciplina de “Desenho e programação visual”, que é ministrada pela professora Luzia de Cássia P. S. Arnez.

O primeiro passo da atividade foi a realização de pesquisa por parte dos acadêmicos. “Eles precisavam retratar tanto a pesquisa feita em relação ao tema, como também precisavam retratar, no painel, o estilo que eles estavam representando e isso foi um aprendizado muito grande porque eles estão trabalhando com a teoria e correlacionando com a prática”, diz Luzia.

A arquitetura sustentável não é só uma tendência de mercado, mas, principalmente, algo necessário para a sociedade. “Todos os trabalhos que os alunos fazem é cobrado isso, para que quando eles saiam daqui já estejam envolvidos com esse pensar de que não se faz mais nada sem a sustentabilidade e a acessibilidade”, aponta a professora.

Vanusa Hitomi, aluna que participou do grupo que desenvolveu projetos ecologicamente corretos, explica o que foi feito. “Nós tentamos usar técnicas para manter o ambiente mais fresco sem usar o ar condicionado, com isso, nosso trabalho utilizou a borracha de pneu para fazer sombra”.

Já o acadêmico Jesuvaldo Brum, que estava no grupo do estilo minimalista, diz que o modelo é uma das principais tendências do mercado. “O minimalismo tem tudo a ver com a atualidade, é uma tendência, pois possibilita a praticidade, inclusive na limpeza, é um ambiente mais ‘clean’. Se eu não tivesse tido esse trabalho acredito que não teria compreendido o que realmente é esse estilo”, afirma.

Para a professora, quando se fala em programação visual tudo é muito subjetivo e com o trabalho prático a compreensão dos alunos sobre o assunto é bem maior. “Assim eles lidam com o material, com as cores, então auxilia para que entendam o estilo”, finaliza Luzia.

Deixe seu Comentário