Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
20º
Dengue

Cuidados com o Aedes devem ser redobrados

10 Mai 2016 - 06h00
Combate à dengue continua. - Crédito: Foto: DivulgaçãoCombate à dengue continua. - Crédito: Foto: Divulgação
Cada vez mais adaptado às condições climáticas, o Aedes aegypti pode se reproduzir e desenvolver também durante o inverno. Dessa forma, a Prefeitura de Dourados através da Secretaria Municipal de Saúde alerta que os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus devem continuar redobrados. "Antes ele não aparecia no inverno, mas hoje já consegue se reproduzir e desenvolver normalmente, em menor quantidade, mas normalmente. Então, os cuidados devem ser mantidos", explica a coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da prefeitura e bióloga, Rosana Alexandre da Silva.


A coordenadora lembra que a fêmea do Aedes pode ter acasalado no calor e após isso vai depositando os ovos, não todos de uma vez, sempre procurando um local favorável, que é aquele em que tem água parada. A partir do momento em que ela depositou os ovos, é necessário tempo para maturação.


No entanto, pode ficar até 400 dias esperando a melhor oportunidade para isso. "Caso fique aquela água parada, não evapore ou ninguém elimine, vai começar o desenvolvimento, que passa pelo estágio larvário, pupa e posteriormente transforma num adulto e dissemina as doenças", explica Rosana.


Ela lembra que apesar dos esforços da prefeitura, realizando o bloqueio químico com borrifação de inseticidas, trabalho educativo de conscientização e multas mais rigorosas para quem cuida dos quintais, o papel diário de cada cidadão é o mais importante.

Deixe seu Comentário