Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
19º
MAIO AMARELO

Crianças contribuem com o Maio Amarelo em Dourados

31 Mai 2016 - 08h18
Crianças levaram conscientização sobre o trânsito para frente do Ceim. - Crédito: Foto: Divulgação/A. FrotaCrianças levaram conscientização sobre o trânsito para frente do Ceim. - Crédito: Foto: Divulgação/A. Frota
Conscientizar as crianças para que se tornem multiplicadores de informações sobre a importância do trânsito seguro e futuramente adultos que fazem seu papel, é um dos objetivos do movimento Maio Amarelo, organizado em Dourados pela prefeitura. Na manhã desta sexta-feira (30), os alunos do Ceim (Centro Educacional Infantil Municipal) Paulo Gabiatti, localizado no bairro Vila Adelina, mostraram na prática o que aprenderam.

A ação realizada pela Agetran (Agência de Transporte e Trânsito de Dourados) junto com o Ceim levou a conscientização para o trânsito em frente à instituição de ensino. Um aparato seguro foi montado, para que as crianças pudessem abordar condutores e pedestres que passavam pela rua Pureza Carneiro Alves (antiga w-7) em frente ao Ceim.

Os próprios alunos fizeram panfletagens e alertaram os condutores sobre estratégias de trânsito seguro. Um deles, inclusive, vestido de agente de trânsito da Agetran. Eles ainda ajudaram a mostrar o papel do pedestre, que deve transitar na faixa que está em frente à instituição. Também foram levados para a ação uma representação da "morte" e um anjo que simboliza a "vida".

Com uma ação lúdica, as crianças aprenderam e ainda levaram a mensagem a outras pessoas, chamando a atenção de quem passava pelo local. "As escolas e Ceims tiveram papel fundamental na realização do Maio Amarelo, principalmente quando o assunto é conscientização", afirma o diretor-presidente da Agetran, Ahmad Hassan Gebara.

Uma série de ações foram realizadas durante este mês de maio voltadas ao movimento. Na terça-feira passada (24), os alvos foram os motoristas da prefeitura. Participaram pelo menos 180 profissionais que conduzem veículos que pertencem ao poder público municipal.

No auditório José Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal), eles receberam palestra ministrada pela agente de educação e trânsito da Agetran, Miriam Hubner. Os temas principais da palestra foi Responsabilidade do Condutor, Direção Defensiva; Legislação de Trânsito e Ética Profissional.

"O objetivo é reciclar os motoristas com relação as regras de trânsito. A prefeitura tem essa preocupação já que é necessário dar exemplo para sociedade, além de ter a responsabilidade de conduzir um veiculo publico", explicou Miriam. A programação Maio Amarelo começou em Dourados dia 1º deste mês e segue até esta terça-feira (31).

Em Dourados o movimento é organizado pela prefeitura através da Agetran. Além de órgãos de diversas secretarias municipais como a Guarda Municipal e o Samu 192 (Serviço Móvel de Urgência), também participam do movimento o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, PRF (Polícia Rodoviária Federal), PMRE (Polícia Militar Rodoviária Estadual), Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), CCR MSVia, Seguradora Porto Seguro, Gran Prix, Centro de Formação de Condutores e Exército.

Deixe seu Comentário