Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
22º
Dia-a-Dia

Contabilista recebe prêmio por luta em defesa de direitos humanos

09 Mar 2016 - 08h42
Vereadores de Dourados entregaram Prêmio à Gedália de Ávila. - Crédito: Foto: Tiago MoraisVereadores de Dourados entregaram Prêmio à Gedália de Ávila. - Crédito: Foto: Tiago Morais
A luta pelos direitos humanos, especialmente às mulheres, crianças e idosos em situação de vulnerabilidade e enfermidade rendeu à contabilista Gedália Ferreira de Ávila, 80, o "Prêmio Mulher Cidadã – Marta Guarani 2016". A honraria foi entregue pela Câmara de Vereadores de Dourados na noite de segunda-feira, em sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado ontem.


Gedália foi eleita pela comissão de avaliação composta por representantes de diversas entidades. Contabilista de formação, Gedália tem uma trajetória de vida voltada ao trabalho social e assistencial em Dourados. Ela foi presidente do Clube Indaiá, presidente da Creche São Francisco, fundadora do Cursilho de Dourados e da Associação Anjos do Senhor, que tem 17 anos de atuação em Dourados.


A entidade filantrópica desenvolve um trabalho social em favor dos enfermos carentes hospitalizados de modo geral. A associação trabalha dentro dos hospitais, dividida em equipes, formadas por voluntárias, oferecendo auxílio e apoio aos pacientes carentes. Os membros da associação não recebem nenhum tipo de remuneração. Associação Anjos do Senhor realiza várias ações na comunidade, como a distribuição mensal cestas básicas aos pacientes hemodialíticos; cerca de 2 mil fraldas e materiais de higiene pessoal aos pacientes dos hospitais atendidos pelo SUS, empréstimos e doações de cadeiras de rodas, entre outros equipamentos ortopédicos, entre outros trabalhos.


Emocionada com a conquista do prêmio, Gedália aproveitou o discurso para agradecer à Câmara pela entrega da honraria e para chamar a atenção da sociedade e das autoridades sobre a necessidade de criar instrumentos de auxílio aos pacientes carentes e familiares que fazem o uso da rede pública de saúde. Ela acrescenta que a homenagem da Câmara de Dourados a motiva a trabalhar ainda mais em prol dos mais necessitados.


"Faço questão de dividir este prêmio com todas as pessoas que me ajudaram em nossas atividades desde 1970, quando cheguei a Dourados. Fico muito feliz em ver o nosso trabalho em equipe reconhecido por esta Casa.", enfatizou Gedália.


Ao cumprimentar a homenageada pela conquista do prêmio, os vereadores destacaram o trabalho de Gedália em defesa dos diretos das mulheres e dos menos favorecidos em Dourados.


O vereador Aguilera de Souza (PSDC) citou Gedália como um exemplo de mulher guerreira, lutando diariamente em favor dos pacientes mais humildes que chegam aos hospitais de Dourados, especialmente aos membros da comunidade indígena. Segundo o vereador, a conquista do Prêmio Marta Guarani é "um reconhecimento ao trabalho pela valorização da mulher e pela defesa dos menos favorecidos em Dourados", destacou.


Ao parabenizar Gedália pela conquista do Marta Guarani, o presidente da Câmara, Idenor Machado (DEM) relembrou que a entrega do prêmio é uma das formas do Legislativo reconhecer o trabalho da mulher douradense, desenvolvido em atividades relacionadas à promoção e valorização da mulher.

Deixe seu Comentário