Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
15º
Dourados

Conselhos Gestores terão eleições complementares

05 Mai 2016 - 07h28
Conselhos Gestores terão eleições complementares   -
O Conselho Municipal de Saúde de Dourados publicou uma resolução para convocar a todos para as eleições complementares dos Conselhos Gestores das Unidades de Saúde, incluindo hospitais públicos. Qualquer pessoa que tenha acima de 18 anos de idade podem participar.

As eleições para a gestão 2015-2017 foram realizadas em novembro do ano passado. No entanto, nem todos os conselhos tiveram quantidade de candidatos suficientes inscritos para que houvesse sua composição. Diante disso, é feito este pleito complementar.

A partir dos próximos dias, haverá ações de orientação aos presidentes de bairros e de agentes de saúde, no sentido de contribuir para mobilizar a população para participar, alertando sobre a importância do conselho gestor.

Cada uma das 42 unidades básicas de saúde de Dourados tem seu conselho gestor, assim como o Hospital da Vida, Hospital Universitário e UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Eles são compostos por oito titulares e oito suplentes.

Desses, são dois representantes da unidade de saúde ou hospitalar (o coordenadora e um profissional de nível superior, cada um com seus respectivos suplentes), dois representantes dos trabalhadores de saúde que atuam na unidade e seus suplentes, e mais quatro membros da sociedade, com seus suplentes.

Diante disso, a participação dos usuários como membros da sociedade é de extrema importância para atuação dos órgãos de gestão e controle. Os Conselhos Gestores são responsáveis por fiscalizar diretamente o funcionamento de cada unidade, saber como está o atendimento, propor melhorias e levar propostas dos usuários. Cada conselho faz sua reunião uma vez por mês.

As inscrições para os interessados em fazer parte dos conselhos será nos dias 30 e 31 de maio, e do dia 01 a 10 de junho. Os formulários para que os candidatos preencham para se candidatar ficarão nas unidades de saúde que ainda não tem conselho gestor. As eleições vão acontecer no dia 14 de junho e toda a comunidade também poderá votar os candidatos disponíveis.

Para saber se a sua unidade ainda não tem conselho gestor, basta se dirigir ao posto mais próximo dia casa. Mais informações sobre o trabalho dos conselhos gestores e sobre as eleições complementares podem ser obtida diretamente no Conselho Municipal de Saúde através dos telefones 3411-7145 (das 7h30 às 13h30) e 8468-7721 (24h); no endereço Rua Hilda Bergo Duarte, nº 222, bairro Jardim Caramuru; e e-mail [email protected].​

Deixe seu Comentário