Dourados – MS terça, 23 de abril de 2024
25º
Dia-a-Dia

Comunidade Bahá´í comemora o Ano Novo

21 Mar 2011 - 00h19
Casa Universal de Justiça é o órgão máximo da Fé Bahá´í no mundo - Crédito: Foto : divulgaçãoCasa Universal de Justiça é o órgão máximo da Fé Bahá´í no mundo - Crédito: Foto : divulgação
DOURADOS - Para centenas de milhares de pessoas, 21 de março representa algo além da mudança de estações climáticas: é também o início de um novo ano, baseado no calendário solar. A data é celebrada por bahá\'ís, muçulmanos e judeus em suas respectivas comunidades ao redor do mundo em ambientes de harmonia, amizade e alegria, de acordo com calendários específicos estabelecidos pelos Mensageiros de Deus que revelaram estas religiões sagradas.

O calendário bahá\'í inicia-se em 1844 e leva o nome de Badí, que em árabe significa “Magnífico”. Foi estabelecido pelo Báb, Profeta precursor da Fé Bahá\'í, e posteriormente confirmado por Baha\'u´lláh, o autor da Revelação Bahá´í. Em persa, o idioma falado na região onde surgiu a Fé Bahá\'í, o ano novo recebe o nome de Naw Rúz , que significa “Novo Dia”.

Não é por coincidência que o Naw Rúz é celebrado no dia do equinócio vernal, que marca o início do outono no he-misfério sul e da primavera no hemisfério norte. Neste dia, o sol ilumina a Terra de maneira igual nos dois hemisférios, fazendo com que os dois recebam a mesma quantidade de luz, num fenômeno que faz com que noite e dia tenham igual duração. Os bahá\'ís acreditam que este é um símbolo de que Deus derramou a luz de Seu conhecimento sobre toda a humanidade e todas as coisas criadas.

“A Primavera Divina já veio. Agita-se e magnifica perante a criação inteira o Nome de Deus, e celebra Seu louvor de tal maneira que todas as coisas criadas se regenerem e se façam novas”, revelou Bahá´u´lláh no século 19.

No Brasil, as festas de Ano Novo Bahá\'í foram realizadas ontem. As comunidades bahá\'ís brasileiras realizaram reuniões públicas que contaram com momentos de oração e meditação, curtas palestras e uma animada parte social para a confraternização.

Cada comunidade ao redor do mundo traz elementos da cultura local para enriquecer a programação de sua festa, num verdadeiro espírito de unidade na diversidade, conforme prescreve a Casa Universal de Justiça, órgão máximo da Fé Bahá´í no mundo, cuja sede fica nas encostas do Monte Carmelo, em Haifa, Israel.

O ano de 2011 na Era Cristã corresponde ao 168º ano na Era Bahá\'í. O ano bahá\'í tem 19 meses de 19 dias, que se somam a quatro dias intercalares (cinco nos anos bissextos), perfazendo o total de 365 (ou 366) dias. Os meses são nomeados com os atributos de Deus, assim como o são os dias de cada mês. Mais informações no site oficial da comunidade bahá´í no Brasil que é o
www.bahai.org.br

Deixe seu Comentário