Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
25º
Dia-a-Dia

Companhia de Comunicação celebra 81 anos com homenagens

19 Mar 2016 - 06h00
A cerimônia de comemoração dos 81 anos da 14ª Cia Com, na Brigada Guaicurus, contou com diversas autoridades civis e militares de Dourados e Capital. - Crédito: Foto: Hedio FazanA cerimônia de comemoração dos 81 anos da 14ª Cia Com, na Brigada Guaicurus, contou com diversas autoridades civis e militares de Dourados e Capital. - Crédito: Foto: Hedio Fazan
A 14ª Companhia de Comunicações Mecanizada, instalada na Brigada Guaicurus, comemorou, no dia 15 de março, 81 anos de criação no Brasil. Em Dourados as comemorações aconteceram na quinta-feira. A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades civis e militares e foi marcada por homenagens, como a entrega do "Diploma de Amigo da 14ª Cia Com".


Durante pronunciamento, o comandante da 14ª Cia Com, major Plácido Garcia Travassos, fez uma retrospectiva histórica da companhia, destacando sua importância ao longo dos anos, desde o início em Aquidauana, em 1935, passando por Campo Grande, quando foi transferida em 1941, até a instalação na Brigada Guaicurus, em Dourados, em 2006.


"Ao longo de mais de oito décadas de existência, participou de diversos eventos históricos, destacando-se entre estes a participação na Luta Contra o Banditismo, movimento de saqueadores que assombrou o Sul do então estado do Mato Grosso na década de 1930, sendo que naquela oportunidade teve seu batismo de fogo, mais precisamente no ano de 1937".


O major Plácido também destacou o envio de tropas durante a 2ª Guerra Mundial, para combater no Teatro de Operações Europeu, defendendo o ideal de liberdade e democracia contra o Nazismo e o Fascismo e a participação nas missões de Paz, em Angola, em 1995 e na estabilização do Haiti. "Esta Companhia foi também a pioneira das Comunicações na Fronteira Oeste, com a missão de apoiar o Comando Militar do Oeste (CMO)".


Segundo ele, a 14ª Cia Com também tem se destacado na formação de milhares de jovens e na participação em projetos mais estratégicos. "Atualmente, a 14ª Companhia de Comunicações concentra-se na busca e na difusão do conhecimento para o melhor emprego dos Produtos de Defesa de Comando e Controle, advindos do projeto Sisfron", explicou.


Para o general de brigada e comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Rui Yutaka Matsuda, a grande contribuição da 14ª Cia Com, está no resultado dos trabalhos que vem produzindo . "Tenho acompanhado a transformação dos senhores em soldados estratégicos e que serão o modelo que queremos para o exército nos próximos anos", declarou o general.

Homenageados


A 14ª Companhia de Comunicações Mecanizada entregou oficial do "Diploma de Amigo da 14ª Cia Com Mec". a oito militares: General Rui Yutaka Matsuda - Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada; Cel Ronaldo Barbosa da Silveira ; Cel Fernando dos Anjos Souza; Cel Pedro Paulo Perez Pimenta; Ten Cel Marcelo Gomes da Silva; Ten Cel Leonardo Arêas Dantas; Maj Gustavo Henrique Araujo Pereira Machado; Cap Rodrigo Artur Costa Ribeiro.


Também foram homenageados, Jusimara Soares de Prazeres, Romem Barleta e Carlos de Lima Souza.

Deixe seu Comentário