Dourados – MS terça, 23 de abril de 2024
31º
Dia-a-Dia

Comissão do Senado reúne governadores para discutir acordo de cooperação

10 Nov 2015 - 07h00
Simone Tebet destaca a importância da reunião dos governadores. - Crédito: Foto: Marcos Oliveira/Agência SenadoSimone Tebet destaca a importância da reunião dos governadores. - Crédito: Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Governadores de cinco Estados e do Distrito Federal participarão amanhã (11) de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado sobre a formação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil.

Proposto na forma de autarquia, o consórcio se propõe a ser um modelo institucional de cooperação interfederativa, por meio do qual serão implementadas ações para o desenvolvimento social e econômico do Brasil Central.

Confirmaram presença na audiência pública os governadores do DF, Rodrigo Rollemberg; de Goiás, Marconi Perillo; do Mato Grosso, Pedro Taques; de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; de Rondônia, Confúcio Moura; e do Tocantins, Marcelo Miranda (os dois últimos representando Estados que integram não o Centro-Oeste, mas a Região Norte). Os seis assinaram em setembro o protocolo de intenções para criação do consórcio.

A audiência pública é uma iniciativa da senadora Simone Tebet (PMDB-MS). Ela destacou que a região central do Brasil foi a que mais cresceu nos últimos dez anos e apresentou maior redução da taxa de pobreza. Com cerca de 20 milhões de habitantes, o Brasil Central responde hoje por 11,27% do PIB brasileiro, disse a senadora. “Apesar dos avanços, sobram desafios a serem superados, como a necessidade de implantação de parques tecnológicos. Para fazer frente a esses desafios, a criação de uma instância interfederativa de planejamento, coordenação, deliberação e fomento parece ser uma estratégia profícua e consequente”, afirmou a senadora ao justificar a audiência.

A reunião faz parte da programação do 5º Fórum de Governadores do Brasil Central, a se realizar em Brasília nos dias 10 e 11, marcando a oficialização do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. A audiência terá início as 10h, na sala 2 da Ala Nilo Coelho.

Deixe seu Comentário