Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
25º
Dia-a-Dia

Combate ao Aedes atinge 13 mil imóveis em Dourados

26 Jan 2016 - 10h26
Agentes de endemias e militares do Exército fazem varredura em imóveis para detectar focos do Aedes. - Crédito: Foto: AssecomAgentes de endemias e militares do Exército fazem varredura em imóveis para detectar focos do Aedes. - Crédito: Foto: Assecom
A força-tarefa criada para o Plano de Ação Municipal para Contingência do Aedes aegypti 2016, pelo município de Dourados, vistoriou 12.690 imóveis em várias regiões em uma semana. São mutirões que contam com equipes de agentes de endemias, soldados do Exército e voluntários que promovem uma varredura em busca de prováveis focos do mosquito transmissor de dengue, leishmaniose, chikungunya e zika vírus. Além desse grupo, outras equipes atuam na limpeza dos imóveis, com vários equipamentos.


De acordo com o secretário de Saúde Sebastião Nogueira, que está à frente desse trabalho, a ordem dada pelo prefeito Murilo Zauith é cumprida à risca e os mutirões realizados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão atingindo os objetivos, que são sensibilizar e conscientizar a população da importância de manter limpos os imóveis, para que não haja depósitos propícios à proliferação do mosquito e demais vetores.


A bióloga Rosana Alexandre da Silva, coordenadora do CCZ, explica que nas visitas domiciliares é feita a inspeção do imóvel, orientação aos moradores e eliminação e tratamento (com larvicida) dos focos e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Ela informa ainda que nas ruas é feita a borrifação de inseticida, com o carro fumacê/leco, com o objetivo de eliminar a população adulta do vetor, Aedes aegypti, da região.


Durante toda semana passada, essa força-tarefa esteve nas regiões do Jardim Piratininga, onde atuou em mais de 3.500 imóveis; na região do Parque das Nações vistoriando mais de 3.700 imóveis; do Izidro Pedroso onde trabalhou em mais de 3.300 imóveis e, no fim de semana a vistoria a outros 2.200 imóveis.

Nova programação


A partir desta quarta-feira, novos bairros farão parte dessa busca intensa por focos do Aedes aegypti, começando pela Vila Cachoeirinha, Erondina, Vila Bela e BNH IV Plano. A concentração será na Escola Arthur Campos Mello (CEU da Cachoeirinha). Na quinta-feira é a vez da Vila Rosa, Vila Índio, Altos da Monte Alegre e Vila Planalto, com local de encontro dos agentes na Unidade de Saúde da Vila Rosa.


Os mutirões seguem na sexta-feira com uma grande ação na região central da cidade tendo como ponto de concentração na Praça Antônio João e, no sábado, um mutirão na Vila Alvorada e Jardim Tropical, com encontro dos agentes na Escola Estadual Reis Veloso. Com exceção do sábado, quando os trabalhos são realizados entre 7h e 13h, nos demais dias de semana as ações ocorrem das 7h às 11h e das 13h às 17h. Ontem houve vistorias de rotina; hoje também.


A prefeitura alerta que o CCZ está atento e que a ordem é para notificar e multar os proprietários de imóveis que apresentam irregularidades, dentro do que prevê a Lei Municipal 2850 de 2006.


O CCZ esclarece ainda que durante os mutirões, são instalados pontos de vacinação antirrábica, com o objetivo de imunizar contra a raiva, a população canina e felina presentes naquela região.

Deixe seu Comentário