Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
25º
Dia-a-Dia

Com planejamento, Dourados avança na melhoria do ensino

10 Dez 2015 - 09h34
Investimentos em várias áreas da educação favorecem alunos. - Crédito: Foto: Arquivo/AssecomInvestimentos em várias áreas da educação favorecem alunos. - Crédito: Foto: Arquivo/Assecom
Com investimentos no profissional, através de capacitações; na estrutura física, com reformas de unidades; no aluno, com excelente alimentação, kit de material e uniforme, a prefeitura de Dourados tem apresentado grandes avanços na educação, tanto infantil como fundamental. São ações planejadas pelo prefeito Murilo e executadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) que garantem um ensino eficiente e de qualidade.


A secretária Marinisa Mizoguchi lembra as inúmeras dificuldades encontradas ao assumir a pasta, mas ressalta que tudo foi se resolvendo a partir de planejamento e do debate em torno da melhoria do ensino, fundamentado nas ações de reestruturação e alinhamento das iniciativas. Ela entende que, por conta de todo esse processo de inovação, a educação em, Dourados passou a ter uma nova história.
Investimentos


Entre outros, a Prefeitura de Dourados através da Semed tem promovido uma série de investimentos na educação. A aquisição do planetário digital; da lousa digital; as capacitações através do NTEM; reserva técnica compartilhada, e ainda está em construção o referencial curricular, aguardando as Contribuições sugeridas pela nova Base Nacional Comum, sendo que as Unidades de ensino da Rede, durante esta semana, estão estudando as novas propostas, essas delineadas pelo MEC.


Na área de educação especial também houve investimentos. Hoje o município conta com mais de 600 alunos com algum tipo de deficiência e destes, 167 contam com o apoio educacional. A rede disponibiliza também o atendimento da Sala de Recurso Multifuncional, sendo 36 implantadas em escolas e 03 em Ceims onde estão matriculados 468 alunos.


Como o objetivo de promover um espaço de inclusão em que se reúnem alunos com e sem deficiência, das escolas municipais, a Semed promoveu uma noite cultural, para apresentações de várias modalidades, como canto, dança, dramatização, desfile, declamação de poesias e outros.


Também houve investimentos na área física das escolas, como reformas, novos conjuntos de mesas e carteiras. Serão entregues às unidades escolares da Rede Municipal de Ensino aproximadamente 4.400 kits de mobiliário, totalizando um investimento aproximado de R$ 1 milhão.


Para o transporte escolar o município conta com uma frota de 15 ônibus próprios e 58 ônibus terceirizados que garantem o transporte dos alunos das aldeias indígenas e dos distritos, sendo que 08 deles são adaptados para deficientes.


Na área de nutrição a prefeitura investiu bastante para garantir qualidade e um cardápio variado preparado por nutricionistas. Um diferencial na merenda escolar de Dourados é a priorização da compra do alimento produzido na agricultura familiar.

Deixe seu Comentário