Dourados – MS quinta, 28 de março de 2024
30º
Renove sua CNH
Jornal Educação

Cerveira, o vice que virou prefeito por seis meses

18 Dez 2015 - 11h37
Cerveira, o vice que virou prefeito por seis meses -
César Cordeiro

Durante as eleições de 1976, foi eleito para prefeito e vice de Dourados dois ‘Josés’. José Elias Moreira, que tinha como vice-prefeito José Cerveira (PDS). Como José Elias Moreira revolucionou a administração pública com obras de grande vulto, cinco anos mais tarde se sentiu credenciado a disputar o governo do Estado, pois sua fama de excelente prefeito se espalhava por todo o Estado. Foi então que, seis meses antes de findar o mandato, José Elias Moreira renunciou ao cargo na prefeitura de Dourados, para disputar o governo do Estado. O vice-prefeito José Cerveira, assumiu o comando do Executivo.


José Elias acabou perdendo as eleições para Wilson Barbosa Martins e Cerveira permaneceu no cargo até o final de 1982. No ano seguinte, em 1983, assumiu o prefeito eleito em 1982, com o apoio de José Elias, professor Luiz Antônio Álvares Gonçalves.


José Cerveira era considerado um excelente orador. Era jurista. O prédio do Ministério Público em Dourados leva seu nome. José Cerveira foi Defensor Público em Dourados e Campo Grande, sendo nomeado para exercer interinamente o cargo de Promotor de Justiça da comarca Caiuás, ainda Estado de Mato Grosso, em 1945, atualmente comarca de Rio Brilhante, assumindo em 1986 a 20ª Promotoria de Justiça da comarca de Campo Grande.


Promovido por antiguidade ao cargo de Procurador de Justiça em 1988, aposentou-se nesta Instituição no ano de 1991. Na política, José Cerveira foi ainda deputado estadual constituinte em 1947, deputado estadual na legislatura de 1967 a 1971 e vice posteriormente prefeito de Dourados.

Deixe seu Comentário