Dourados – MS segunda, 28 de setembro de 2020
Dourados
32º max
21º min
Atendimento

Centro POP garante dignidade a pessoas em situação de rua

14 Mai 2016 - 06h00
Centro POP, mantido pela prefeitura, faz atendimentos diários à população de rua de Dourados. - Crédito: Foto: DivulgaçãoCentro POP, mantido pela prefeitura, faz atendimentos diários à população de rua de Dourados. - Crédito: Foto: Divulgação
O Centro POP (Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua) de Dourados já realizou este ano mais de 200 atendimentos. A grande maioria é direcionada a pessoas que vêm de outras cidades em busca de emprego. Em 2015 foram realizados, durante todo o ano, 626 atendimentos.


O Centro POP é um serviço mantido pela Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. A coordenadora do centro, Amarilda de Jesus Alves Amorim, explica muitas pessoas procuram o Centro POP de forma voluntária, mas em outro caso, é a equipe que faz a abordagem diariamente nas ruas através do Busca Ativa. "Os profissionais percorrem praças e áreas públicas e particulares onde há registros da presença de pessoas em situação de rua", disse.


O Centro POP também trabalha com denúncias. A partir de uma abordagem especializada, são tomadas as providências priorizando o contato entre a pessoa em situação de rua e a família dela, ou algum outro encaminhamento. No entanto, grande parte das pessoas atendidas no Centro POP são encaminhadas para a Casa da Acolhida, local que possibilita o abrigo, de forma temporária, as pessoas em situação de rua. No local essas pessoas recebem a pernoite, alimento e até roupas, em caso de necessidade.


O serviço do Centro POP é direcionado a qualquer pessoa, jovens, adultos, pessoa idosa e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia, prestando acolhida, orientações, acompanhamento e encaminhamentos, considerando as especificidades e particularidades de cada usuário.


A secretária de Assistência Social, Ledi Ferla explica que o Centro POP possibilita condições de acolhida na rede socioassistencial. "Contribui para a construção de novos projetos e trajetória de vida visando a construção do processo de saída das ruas", destaca. Centro POP está localizado na Rua Joaquim Alves Taveira, 2606, com telefones (67) 3426-1301 e 8468-6058.

Deixe seu Comentário