Dourados – MS quinta, 28 de março de 2024
26º
Renove sua CNH
DOURADOS

Centro de Artes e Esportes é opção de lazer no Parque I

28 Jul 2016 - 08h56
Centro de Artes e Esportes é opção de lazer no Parque I -
O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado no Parque das Nações I Plano, em Dourados, já se tornou um espaço de convivência e lazer para a comunidade daquela região. Aberto por determinação do prefeito Murilo, desde dezembro de 2015, com ações coordenadas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, o local oferece várias atividades de esporte, lazer, cultura e assistência social.

Atualmente, em média, 300 pessoas são atendidas por mês pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) que funciona no local, com psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, grupos de fortalecimento de vínculos e reuniões socioeducativas.

Nos últimos seis meses já foram atendidas 1.607 pessoas e já aconteceram e estão em andamento vários cursos dentro do Programa Qualifica Dourados, em parceria com Senac e Senar, como informática, bordados em chinelo, processamento de carne de frango, produtos de limpeza, cultivo de orquídea, massas, biscoitos e bolos, ponto cruz, vagonite.

Também são desenvolvidos cursos ministrados por voluntários, como crochê, fuxico, capoeira, teatro, circo e reciclagem.

Duas vezes por semana são desenvolvidas aulas de violão com dois professores.

O projeto Caminhar Dourados, é ministrado pela educadora física Ana Claudia três vezes por semana.

Praça - Denominado inicialmente como "Praça da Juventude", o espaço teve seu nome alterado por conta do atendimento que é destinado a pessoas de todas as idades, inclusive idosos. "É um espaço amplo que serve para toda a comunidade, independente da faixa etária", lembra a secretária de Assistência Social, Ledi Ferla.

O Centro é um projeto do Governo Federal, construído com recursos da União através do Ministério da Cultura, em parceria com o Município e possui edifícios multiuso, praça de esportes e lazer com Cras; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada.

O objetivo é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

Ato - Neste sábado às 10h da manhã o prefeito Murilo fará a entrega oficial do Centro, localizado à Rua Filomeno João Pires, à comunidade do Parque I e região, com muitas atividades esportivas e culturais no local ao longo do dia. Estão previstas apresentações de dança, música, teatro, mágica e as participações especiais do poeta Emmanuel Marinho e dos Ginasloucos.

Deixe seu Comentário