Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
15º
Dia-a-Dia

Católicos celebram paixão de Cristo

19 Abr 2011 - 20h45
Semana Santa será celebrada na igreja Catedral e nas paróquias de Dourados - Crédito: Foto: Hedio Fazan/PROGRESSOSemana Santa será celebrada na igreja Catedral e nas paróquias de Dourados - Crédito: Foto: Hedio Fazan/PROGRESSO
DOURADOS – A Igreja Católica já iniciou as celebrações da Semana Santa, período de penitência e sofrimento pela paixão e morte de Jesus Cristo. A Semana Santa iniciou oficialmente no domingo, quando foi celebrada a missa de Ramos, e será encerrada no próximo domingo, 24 de abril, com a Páscoa. A Semana Santa está entre as celebrações mais importantes para os católicos que, após o sofrimento e a morte, comemoram a ressurreição e a vitória de Jesus sobre a morte.

De acordo com o diácono Alceu de Aguiar Quadros, as celebrações são realizadas em todas as paróquias de Dourados, com grande participação dos fiéis. Segundo ele, a Páscoa também é celebrada pelos judeus, cujo calendário é bastante parecido com o do catolicismo. “A diferença é que, para os judeus, a páscoa representa a saída do Egito e a entrada na terra prometida. Já para os católicos, Páscoa é a celebração da vitória de Jesus sobre a morte”, explica.

A abertura oficial da Semana Santa aconteceu no domingo, intitulado “Domingo de Ramos”, onde houve bênção dos ramos e procissão. Na segunda-feira, foi realizada a celebração da unidade, com participação de todo o clero incluindo o bispo Dom Redovino Rizzardo, padres, diáconos e ministros. Em Dourados, a celebração realizada na igreja Catedral reuniu mais de 100 integrantes do clero na diocese.

Esta também é chamada a “missa dos santos óleos”, onde há bênção do óleo utilizado durante todo o ano em celebrações de crisma, batizados e unção dos enfermos. “O óleo sempre foi relacionado com o poder espiritual e medicinal, de cura”, explica o diácono.

Ontem, houve celebração da terça-feira santa, também com missas em todas as paróquias. Hoje, a missa da quarta-feira Santa terá a bênção dos enfermos, a partir das 19h. Na quinta-feira, a partir das 20h acontece a “Missa do lava-pés”, onde o bispo irá lavar os pés de 12 pessoas da comunidade, que irão representar os 12 apóstolos de Jesus. “Esta celebração não é um teatro, mas sim uma lembrança de quando Jesus lavou os pés dos apóstolos.

É uma lembrança da importância da humildade, de se colocar como menor perante o outro”, explica. Também na quinta-feira Santa ocorre a instituição da eucaristia, já que foi na quinta-feira que Jesus realizou a última ceia com os apóstolos.

Na sexta-feira santa, os católicos celebram o julgamento, condenação e morte de Jesus. Nesta celebração, os fiéis beijam a cruz como demonstração de adoração e participam da via sacra, que segue um roteiro das 14 estações por onde Jesus passou desde o julgamento até a crucificação.

No sábado, a partir das 20h, acontece a celebração do Sábado de Aleluia, onde há renovação dos compromissos do batismo e inauguração do tempo de Páscoa. “Geralmente as paróquias realizam a vigília pascal durante toda a madrugada, aguardando a ressurreição de Cristo”, comenta o diácono Alceu de Aguiar. No domingo, os católicos celebram a ressurreição. “A Páscoa significa a morte vencida e a passagem da tristeza, da angústia da morte para a alegria da ressurreição”, acrescenta.

Deixe seu Comentário