Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
31º
UEMS - Pantanal
Eleições 2016

Cartórios eleitorais têm plantão amanhã para regularização

29 Abr 2016 - 06h00
Cartórios de Dourados ampliam atendimento de segunda a quarta. - Crédito: Foto: Marcos RibeiroCartórios de Dourados ampliam atendimento de segunda a quarta. - Crédito: Foto: Marcos Ribeiro
Quem pretende votar nas eleições municipais de 2016 tem até dia 4 de maio para fazer a regularização do título de eleitor. Em Dourados a movimentação é intensa nos cartórios da 18ª e 43ª zonas eleitorais.


Por causa do prazo que está se esgotando, os cartórios farão plantão amanhã das 8h às 14h para receber os retardatários. Já na próxima semana, segunda, terça e quarta-feira, os cartórios vão estender o horário de atendimento, das 8h às 18h. "Apesar da movimentação intensa, não há filas por enquanto e os eleitores que desejarem se regularizar não devem deixar para a última hora, caso contrário podem enfrentar fila", alerta a técnica judiciária da 43ª zona eleitoral, Cintia Kobus.


O eleitor deverá procurar os cartórios para fazer a transferência em caso de ter mudado de cidade ou estado; a revisão se houve mudança de endereço dentro do município porque, com isso, pode alterar a zona eleitoral ou seção de votação; e, ainda, fazer a inscrição. Este último é no caso de jovens com idade a partir de 16 anos, que vão votar pela primeira vez.


Os jovens que vão fazer 16 anos até o dia da eleição em 2 de outubro, também já podem procurar os cartórios para fazer a inscrição.


O calendário eleitoral foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base no artigo nº 91 da Lei n° 9.504/1997. Segundo o texto, "nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência será recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição".


Em Dourados são 150.934 eleitores, sendo 81.481 na 18ª zona e 69.453 na 43ª zona.


De acordo com o TSE 7,9 milhões de eleitores entraram com pedidos para retirar ou alterar o título de eleitor até dia 18 de março.

Documentos


Quem quiser retirar o título de eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral mais próximo com documento de identificação com foto e comprovante de residência – homens devem apresentar também o comprovante de quitação militar. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos.


Para demais solicitações, o eleitor deve levar também o título de eleitor atual e comprovantes de votação ou de justificativa referentes a eleições anteriores. Em todos os casos, nenhuma taxa é cobrada pela emissão do documento.

Deixe seu Comentário