Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
17º
Documentação

Carteira de Trabalho volta ser emitida a partir de hoje

07 Jun 2016 - 06h00Por Do Progresso
Gerência Regional do Ministério do Trabalho de Dourados volta emitir documento a partir de hoje. - Crédito: Foto: Hedio FazanGerência Regional do Ministério do Trabalho de Dourados volta emitir documento a partir de hoje. - Crédito: Foto: Hedio Fazan
A Gerência Regional do Ministério do Trabalho de Dourados volta a emitir, a partir de hoje, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). A emissão do documento estava paralisada desde dia 25 do mês passado em todo Brasil devido ao treinamento de servidores para operacionalização da nova versão, que permite agilidade na comunicação com a base de dados do sistema e, consequentemente, melhor atendimento ao cidadão.


A gerente substituta, Cristiane Munhoz, disse que o sistema deveria ter voltado a funcionar ontem, mas foi adiado para hoje por causa de novos ajustes. Segundo ela, interessados podem procurar o órgão, a partir das 7h, na Rua Ponta Porã, 3095 - Vila Planalto, em Dourados. Por enquanto não há agendamento através da Internet para requerer o documento através da Gerência de Dourados, que atende mais 13 municípios do Estado.


Ela informou que diariamente são emitidas, aproximadamente, 90 carteiras. "Estamos providenciando o sistema de agendamento pela internet, mas todas as pessoas que procuram diretamente a Gerência, são atendidas", comentou.


De acordo com a gerente, depois de protocolar o pedido, a entrega do documento demora alguns dias por causa de cruzamentos de dados do PIS com a Caixa Econômica.


Para requerer a primeira via da CTPS, o cidadão deverá levar um documento com foto, o mais atualizado possível; CPF e comprovante de residência com CEP. ara requerer a CTPS em caso de perda da primeira via, a pessoa deverá levar, além de toda a documentação, o boletim de ocorrência. E para tirar novo documento, em continuação ao anterior, o trabalhador deverá levar a CTPS antiga e toda a documentação. No caso de emissão do CTPS, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não substitui o RG e CPF. O retrato digital é tirado durante a requisição do documento.

CTPS


A nova CTPS é emitida por meio de um Sistema Informatizado que permite a integração nacional dos dados impedindo as emissões em duplicidade e forma um banco de dados do trabalhador que contém informações dos dados da qualificação civil e outros complementares como: endereço, número do CPF, do Título de Eleitor, da CNH, fotografia, impressão digital e assinatura digitalizadas e número do NIS/PIS.


O documento possui capa azul em material sintético mais resistente de que o usado no modelo anterior, é confeccionado em papel de segurança e traz plástico auto-adesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo, que costumam ser as mais falsificadas.


Tais mudanças contribuíram para assemelhar muito a nova CTPS ao passaporte. Na verdade, a carteira de trabalho não deixa de ser um passaporte para que o cidadão tenha protegidos direitos trabalhistas e previdenciários, como salário regular, férias, décimo-terceiro salário, repouso remunerado e aposentadoria. Outras informações: pelo (67) 3902-1030.

Deixe seu Comentário