Dourados – MS quinta, 18 de abril de 2024
17º
Caravana da Saúde

Caravana da Saúde segue até dia 30 com atendimentos oftalmológicos

19 Abr 2016 - 14h29
Efigênia Rosa buscou atendimento para os olhos e também para a mãe, Dinorá, na área de dermatologia; ela não poupa elogios à Caravana. - Crédito: Foto: A. FrotaEfigênia Rosa buscou atendimento para os olhos e também para a mãe, Dinorá, na área de dermatologia; ela não poupa elogios à Caravana. - Crédito: Foto: A. Frota
Devido a grande demanda, os atendimentos oftalmológicos da Caravana da Saúde seguem até o dia 30 de abril em Dourados. As consultas, realizadas de forma espontânea ainda tem a data 26 como prazo final, após esse período serão realizadas apenas cirurgias de cataratas.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Dourados, que realiza o evento em parceria com o Governo do Estado, tem muitas pessoas de outros municípios ainda para serem atendidas, portanto a abertura é para todos. Para ter acesso ao serviço, basta procurar o Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o "Jorjão". O atendimento é preferencialmente para quem tem mais de 55 anos de idade. Isso porque o foco da ação é rastrear e realizar cirurgias em casos de catarata.

Luzia Mogna, 67, mora em Ivinhema e procurou a Caravana para este tipo de atendimento. Ela esperava pela cirurgia há cinco anos. "Fiquei feliz. A gente agradece. Essa oportunidade a gente não pode perder", disse. Segundo ela, a orientação tem um papel muito importante nesse momento.

Efigênia Rosa, 59, buscou informações sobre o atendimento para os olhos e fala com orgulho da mãe, Dinorá Moreira da Rosa, conhecida como dona Iaiá, que recebeu atendimento dermatológico na Caravana. Ela tem 90 anos de idade e é "cheia de vida", já tem cinco medalhas por participar de caminhadas da saúde em municípios como Jardim e Campo Grande. "É um exemplo para esta Caravana", declara.

Pós-cirurgias, os profissionais presentes no local orientam sobre os cuidados que devem ser tomados pelos pacientes. Entre estes estão: evitar movimentos bruscos e pegar pesos por 14 dias, lavar as mãos antes de usar os colírios, pingá-los de acordo com a receita, evitar ambientes contaminados, usar somente lenço de papel descartável e não esfregar os olhos.

Em caso de dúvidas sobre quais cuidados tomar na pós cirurgia, o usuário pode ligar para o 0800-770-7011 para se informar, de segunda a sexta-feira. Ele ainda recebe um "Kit", com bolsa, colírio e óculos escuros para os acolhidos.

O "Jorjão" fica na rua Itamarati, 100, no Jardim Água Boa, em Dourados. O atendimento acontece das 7h às 17h.

Deixe seu Comentário